A chegada do inverno traz para o litoral paranaense diversas espécies de animais marinhos. Entre as espécies visitantes estão os pinguins-de-Magalhães. Eles costumam deixar as águas mais frias da Patagônia e seguem em direção ao norte em busca de alimento e melhores condições climáticas.
Leia mais:
Essa visitação é sempre registrada e acompanha pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), executado no Paraná pelo Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR. Os pesquisadores fazem um alerta sobre como agir ao se deparar com um exemplar na praia. Além deles, outras aves migratórias e mamíferos são avistados em nossa região, como lobos-marinhos e baleias-jubartes.
Animais chegam debilitados à praia
Alguns desses animais apareçam debilitados nas praias. Por isso, é importante seguir um protocolo de resgate e atendimento de animais vivos. E, desse modo, tentar garantir o retorno dele à natureza.
O que fazer ao ver um pinguim na praia
Ao avistar um animal marinho encalhado, é fundamental que a população não toque, não tente alimentar ou devolver o animal ao mar por conta própria, pois ações incorretas podem comprometer a saúde do animal.
O acionamento rápido da equipe técnica garante o manejo adequado e a segurança tanto do animal quanto das pessoas envolvidas.