anjos
Apresentação do Auto de Natal na Regional do Boa Vista (Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

As regionais de Curitiba recebem ao longo desta semana os Autos de Natal. A cada dia as apresentações estarão em alguma região da Capital.

Nesta segunda-feira (2), a primeira apresentação do Auto de Natal foi na Rua da Cidadania Boa Vista. A comunidade e mais de 250 curitibinhas das escolas municipais CEI Doutel de Andrade, CEi Augusto Cesar Sandino e CEI José Wanderley Dias estavam presentes.

O Auto dos Anjos da Anunciação e a Grande Alegria do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, espetáculo concebido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), trouxe ao palco montado na rua de serviços momentos de pura alegria, emoção e reflexões profundas sobre os sentidos da paz e da solidariedade entre as pessoas, principalmente nessa época de celebrações natalinas em todo o mundo.

A peça abriu a agenda do Auto de Natal nas dez regionais de Curitiba. A celebração completa do Auto de Natal acontece de 2 a 6 de dezembro nas dez regionais, como parte mágica da extensa programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024.

Anunciação dos Anjos
Pela primeira vez, a clássica história do Auto de Natal foi narrada, em Curitiba, por cinco anjos encantados. Um deles foi o personagem curitibinha trajado de anjo querubim. O personagem anjo Gabriel narrou do começo ao fim a história do nascimento de Jesus.

Os três reis magos, Belchior, Gaspar e Baltasar, interpretaram a cena histórica. Maria e José, pais de Jesus, encenaram o nascimento de Jesus e percorreram, acompanhados por anjos iluminados, o corredor aberto entres as cadeiras das crianças, posicionadas lado a lado. As músicas do espetáculo emocionaram a plateia, o boneco de um anjo elevado, com 4,30 metros de altura e manejado por cinco assistentes, abençoou a chegada do menino Jesus.

O espetáculo emocionou adultos, crianças, comunidade e lideranças durante a apresentação. As curitibinhas Ana Beatriz Gonçalves de Freitas e Eduarda Hermiony, ambas com 10 anos e alunas do CEI Doutel de Andrade, ficaram encantadas. Elas assistiram o Auto de Natal, pela primeira vez. Todas as turmas de alunos presentes na peça também ainda não haviam assistido o espetáculo.

Antes do começo da peça, as crianças foram animadas pelo personagem Curitibinha, da Família Folhas. A tradicional Banda Lyra, posicionada no andar de cima do palco, animou a plateia com músicas e belas canções de Natal.

O Auto de Natal, na Rua da Cidadania Boa Vista, terminou com a presença do Papai Noel e a euforia dos curitibinhas em abraçar o bom velhinho.