
O prefeito de Curitiba Rafael Greca anunciou nas redes sociais que a Linha Verde vai finalmente ficar pronta em 9 de junho, após 17 anos de obras. “Estamos terminando as pistas de rolamento e a pista central e, aos poucos, vamos abrindo a Linha Verde ao tráfego”, disse Greca, no vídeo (veja abaixo). Ao todo, a Linha Verde tem 22 quilômetros de extensão (pelo leito da BR-476), ligando a cidade do Sul ao Norte, desde o Pinheirinho ao Atuba. A obra beneficia 22 bairros, numa área de abrangência de 287 mil pessoas.
O prefeito esteve no local acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, para inspecionar avanços nos trechos da Linha Verde, que tem 95% do pavimento de concreto da canaleta do transporte concluído. O prefeito também fiscalizou os serviços que acontecem na nova trincheira do Atuba. No local estão em execução as obras de drenagem e pavimentação na pista local, entre a loja Balaroti e o Posto Arabian, na parte superior a estrutura.
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Drenagem e pavimentação
No interior da trincheira, na via marginal sentido Curitiba, estão na reta final as obras na estrutura de contenção da trincheira. Também estão sendo executadas drenagem e de pavimentação no interior da trincheira e obras de paisagismo nos canteiros entre a pista exclusiva para ônibus e as marginais.
Também no interior da trincheira foram implantadas as pistas nos sentidos Colombo e Curitiba, e, em fase final, está a pavimentação de concreto da canaleta exclusiva do ônibus.
Participaram da vistoria às obras o diretor do Departamento de Pavimentação da Smop, Mário Padovani; o diretor do Departamento de Edificação da Smop, Soélio Vendramin; o engenheiro fiscal da Smop, Leandro Guerini, a administradora da regional Boa Vista, Janaína Gehr.
Cinco estações
A implantação das cinco novas estações-tubo são intervenções que acontecem paralelamente às obras do lote 4.1 da Linha Verde, executadas pelo Consórcio TC Linha Verde, vencedor da licitação. Também por licitação, duas empresas foram contratadas para a execução das estações. A Conex, responsável pelas unidades Solar e Atuba, e a Dang, para execução dos trabalhos nas estações Avenida das Torres (Guabirotuba), Jardim Botânico (Jardim Botânico) e Universidade Federal do Paraná -Centro Politécnico (Jardim das Américas).
De acordo com Rodrigo Araújo Rodrigues, a contratação para implantação dos novos equipamentos foi possível a partir da evolução das obras do lote 4.1, o mais complexo da Linha Verde.
“Com o progresso nos trabalhos de infraestrutura pudemos avançar em novos editais e assegurar, além das duas estações (Solar e Atuba) na área de abrangência do Lote 4.1, outras três estações (Avenida das Torres, Jardim Botânico e Centro Politécnico) de lotes que foram concluídos por outras gestões sem que as paradas de ônibus estivessem implantadas”, disse Rodrigues.