Chuva
Chuva em Curitiba (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Depois de um período de tempo firme e temperaturas agradáveis, o clima começa a mudar no Paraná a partir deste domingo (3). A combinação de um sistema de baixa pressão com uma frente fria que avança pelo oceano volta a trazer instabilidade para o estado.

As primeiras pancadas de chuva devem atingir o interior, especialmente as regiões Oeste, Sudoeste, Noroeste e Centro-Sul. Nessas áreas, a precipitação pode ser intensa e vir acompanhada de raios. Já no Norte e no Leste, o domingo ainda será de sol e calor, com possibilidade de chuvas rápidas e isoladas à noite.

No Noroeste, o calorão continua: os termômetros devem ultrapassar os 30 °C antes da chegada da chuva.

Segunda começa nublada, úmida e com chance de chuvas pelo Paraná

Na segunda-feira (4), o tempo vira de vez em grande parte do estado. O céu fica nublado e as chuvas ocorrem de forma ocasional em várias regiões. A instabilidade persiste na terça (5) e na quarta (6), principalmente no Centro e no Leste do Paraná, onde o tempo segue mais fechado e há maior chance de precipitação.

Mesmo com o aumento da nebulosidade, o calor continua em algumas áreas do Norte paranaense.

E em Curitiba, quando chove?

A capital paranaense ainda terá dias de sol e clima ameno até segunda-feira. De acordo com o Simepar, a chuva deve chegar na terça (5), quando a máxima não deve passar dos 13 °C.

Entre quarta e sábado, o tempo segue nublado, com possibilidade de chuvas pontuais e temperaturas variando entre 14 °C e 19 °C. A frente fria se desloca lentamente, espalhando instabilidade por Santa Catarina e Paraná.

Entre os dias 2 e 6 de agosto, os acumulados de chuva previstos variam entre 20 mm e 40 mm na maior parte do território paranaense e catarinense. Pontualmente, os volumes podem passar dos 60 mm em áreas do Oeste dos dois estados.