O App 190 PR, tecnologia de acionamento de emrgência da Polícia Militar no Paraná (PMPR), deu um salto no registro de chamadas pela população. De apenas 1.100 registros em seu ano de lançamento, em 2018, o número saltou para 93.155 em 2024.
A tendência de alta continua em 2025, que já acumula 51.254 chamados até o início de julho, indicando que o ano pode registrar um novo recorde de utilização.
O app se consolidou como um dos principais canais de comunicação com a PMPR, revelando-se uma ferramenta eficiente, acessível e transparente.
A ferramenta tornou-se um verdadeiro portal digital para o cidadão, atendendo desde o incômodo do som alto do vizinho ou violência doméstica.
Atendimentos
Desde o seu lançamento, o aplicativo já processou um total de 412.277 atendimentos.
“O aplicativo 190 PR é mais do que uma inovação tecnológica. Ele coloca o cidadão como o verdadeiro protagonista da segurança, oferecendo uma ferramenta que não apenas agiliza nosso atendimento, mas que também acolhe, protege e inclui”, afirma comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva.
“Com a ferramenta, estamos entregando não só uma resposta mais rápida, mas construindo uma relação de confiança e transparência com cada paranaense”.
A principal razão para o acionamento do 190 PR é a perturbação do trabalho ou sossego, com 332.489 registros ao longo do tempo. O dado revela que o aplicativo se tornou um importante canal para que os paranaenses resolvam conflitos de vizinhança de forma discreta.
A versatilidade da ferramenta se mostra em outros atendimentos cruciais, como sinistros de trânsito (12.572) e outras ocorrências diversas (36.603). Durante a crise sanitária, o fluxo de ocorrências para Covid-19 (17.321) também se destacou.
Em casos de violência doméstica, já foram registradas 9.127 ocorrências, muitas delas ligadas ao “Botão do Pânico Virtual”. Além disso, um módulo específico para segurança escolar já soma 2.391 atendimentos.
Todas as ocorrências recebidas pelo aplicativo, assim como no atendimento telefônico via 190, são triadas com base em critérios técnicos de prioridade e gravidade, garantindo que a resposta da Polícia Militar seja sempre direcionada às situações mais urgentes.
Em Curitiba há a maior concentração de atendimentos, com 178.227 registros, seguida por Colombo (22.696) e São José dos Pinhais (11.274).
Como funciona
Ao abrir um chamado, o app utiliza o GPS do celular para enviar a localização exata, agilizando o envio da viatura mais próxima. O grande diferencial é a transparência total no processo, onde o cidadão pode acompanhar a situação de sua solicitação em tempo real e manter comunicação direta com o policial responsável pelo atendimento via chat integrado, o que também reduz a ansiedade da espera.