Atividades esportivas gratuitas da Prefeitura de Curitiba são retomadas a partir desta segunda

Editado por Mario Akira
atividades esportivas

Retorno das atividades esportivas promovidas pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude na Rua da Cidadania do Boa Vista (Foto: Hully Paiva/SECOM)

A partir desta segunda-feira (28) mais de 36 mil alunos voltam às atividades esportivas gratuitas da Prefeitura de Curitiba. As aulas regulares da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude estão nos 39 equipamentos públicos nas dez regionais da capital paranaense.

Nos últimos anos a Smelj revolucionou a prática de esportes e de atividade física em Curitiba oferecendo mais de 35 mil vagas em atividades esportivas gratuitas, disponibilizadas pela Prefeitura para crianças, jovens, adultos e idosos.

São cerca de 90 modalidades oferecidas, como musculação, natação, hidroginástica, esgrima, basquete, judô, tênis, ioga, BMX, corrida, boxe, jiu-jitsu, balé, pilates, triathlon e condicionamento físico.

Dona Nilta Ramos, aposentada de 73 anos, estava feliza da vida com a volta às aulas de alongamento na Rua da Cidadania do Boa Vista.

“Eu estava com saudades da turma e das aulas de alongamento. Eu moro aqui perto e não falto de jeito nenhum, faz parte da minha vida. Quem ainda não faz uma atividade que venha, é muito boa, maravilhosa”, disse dona Nilta.

Atualmente são mais de 36 mil alunos matriculados em unidades de esporte e lazer da Prefeitura, como nas Ruas da Cidadania e os Centros de Esporte e Lazer, Clubes da Gente, Centros da Juventude e Centros de Iniciação ao Esporte, que oferecem vagas em 1.230 turmas oferecidas pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

Escola + Esporte = 10
As aulas do Programa Escola + Esporte = 10 também voltaram nessa segunda feira. O programa para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, propicia Escolas de Esportes na cidade de Curitiba e tem por objetivo ofertar atividades sistemáticas para crianças e jovens no contraturno escolar.

Além disso, busca o fortalecimento de valores que venham a contribuir para o desenvolvimento socioeducacional dos participantes por meio do esporte. Maria Eduarda Schmidt, que está no 8º ano da Escola João Paulo I, também já estava sentindo falta das aulas de vôlei.

“Eu gosto bastante das férias, mas poder jogar vôlei e rever meus amigos é muito melhor. Já estava com saudades das aulas”, disse Duda.

Sophia Ramos também estava com muita disposição. Aluna do 8º ano do Colégio Estadual Santa Cândida, Sophia adora participar das aulas de vôlei duas vezes por semana.

“Eu adoro jogar vôlei, estava fazendo falta. Mesmo sendo poucos dias de férias, faz muita falta”, disse Sophia.

Manutenção e requalificação
Com o recesso das férias de inverno, a Smelj também fez a manutenção das piscinas dos Clubes da Gente do Boa Vista, Santa Felicidade e Tatuquara e no Centro da Juventude Eucaliptos, no Alto Boqueirão. Esses locais vão oferecer ainda mais conforto e segurança para todos os alunos. Além disso, os professores e colaboradores da Smelj participaram de requalificações para atender com ainda mais qualidade os alunos curitibanos.

“É com muita alegria que damos as boas-vindas aos nossos mais de 36 mil alunos. O esporte transforma vidas e a Prefeitura de Curitiba segue firme no compromisso de oferecer oportunidades, saúde e qualidade de vida para todas as idades”, afirmou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Professor Euler.