brasilisrael
Ato reúne dezenas de manifestantes pró-Palestina em Curitiba contra Israel. (Luis Pedrucco)

Um grupo de manifestantes participou de um ato de protesto nas Ruínas de São Francisco, em Curitiba. Dezenas de pessoas participaram do ato simultâneo que ocorreu em pelo menos 10 capitais.

Leia mais:

Ato contra Israel

Organizado por 30 representantes de movimento social, partidos políticos, coletivos e redes de solidariedade à Palestina o ato tinha como objetivo o fim das relações diplomáticas do Brasil com Israel.

O manifestantes, além de pressionar o governo Lula a romper com Tel Aviv, também denunciam o genocídio em Gaza e a perseguição contra ativistas e movimento pró-Palestina.

Um dos casos citados pelos organizadores foi a prisão dos 12 tripulantes da embarcação Madleen que pretendiam romper o bloqueio do envio de ajuda humanitária ao enclave. Entre os detidos, estava o brasileiro Thiago Ávila.

Para os organizadores, o agravamento das condições humanitárias em Gaza, somado à intensa campanha junto à sociedade civil pela causa palestina, deve engrossar o caldo dos protestos.

No Brasil, os protestos tem como slogan “Basta de genocídio na Palestina: Lula, rompa com Israel!”, as ações em solo nacional integram a Marcha Global para Gaza.

A iniciativa conta com a participação de movimentos sociais e ativistas de 44 nacionalidades.