Natal da Cufa
Ricardo Marajó/ SMCS

A apresentação do Auto de Natal no Memorial de Curitiba, nesta sexta-feira, 13, marcou a abertura do Natal da Central Única das Favelas (Cufa). Além de lideranças comunitárias, famílias e apoiadores participaram do evento o evento contou com a presença do prefeito Rafael Greca. A encenação do Auto de Natal conta a história do nascimento de Jesus, música, dança e artes urbanas.

“O único sentido do Natal é o amor, que tudo pode, que tudo transforma e que é o outro nome da paz. Aqui, com as comunidades, nossos queridos curitibinhas celebramos mais um Natal de solidariedade, que leva alimento e alegria para quem mais precisa”, disse Greca, que estava acompanhado da presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina Castro.

O presidente da CUFA Paraná, José Antonio Campos Jardim,o Zé da Cufa, disse que serão atendidas 30 mil famílias neste Natal no estado, das quais 10 mil na região de Curitiba. “Vamos levar uma ceia de Natal digna, com amor e carinho para as famílias”, afirmou. O evento abre a programação do Natal da central, que vai percorrer, até o dia 23 de dezembro, 40 favelas, com a participação de Papai Noel e Mamãe Noel. No último dia, em uma comunidade sorteada, eles chegam de helicóptero para distribuir os brinquedos. 

“A jornada de Natal representa não apenas a distribuição de alimentos e presentes, mas o engajamento das comunidades, a mobilização em torno do reconhecimento da população que vive nas favelas. O Papai Noel e a Mamãe Noel são negros, aqui, no evento, temos um artista de grafite, dança e música. Buscamos essa conexão com a realidade dessas pessoas, essa representatividade”,disse o presidente da CUFA Paraná  

Moradora do Tatuquara, a dona de casa Tatiane de Souza Alves Rodrigues levou o filho, Benjamin, de cinco anos, que é autista, para ver o espetáculo.  “É muito bonito e o Benjamin até quis tirar foto com o prefeito”, disse ela. Luciane Dahora trouxe os quatro filhos, Maria Gabriele, de 20 anos, Igor (15),Ivan (9) e Luiza Sofia (7), para assistir às apresentações. “Eu trabalho como liderança comunitária. A abertura do Natal deste ano está muito linda”, disse.