
A movimentação de passageiros em voos nacionais registrou em agosto deste ano uma marca histórica: 12 meses seguidos de crescimento contínuo no setor doméstico. No mês passado o país atingiu 8,7 milhões de passageiros transportados, 8,5% a mais que no mesmo mês de 2024.
Os números fazem parte da nova atualização do relatório de demanda e oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que traz os dados do ramo desde janeiro de 2000.
“Esse crescimento consecutivo demonstra a confiança dos brasileiros em viajar dentro do país, a força da nossa aviação e o impacto positivo que o turismo exerce na geração de emprego e renda em todas as regiões”, aponta o ministro do Turismo, Celso Sabino.
O levantamento também aponta que São Paulo se consolida como o principal hub aéreo do país, concentrando as principais rotas nacionais. Entre janeiro e agosto de 2025, o trajeto São Paulo-Rio de Janeiro registrou 4,7 milhões de passageiros, seguido das rotas São Paulo-Paraná (4,4 milhões) e São Paulo-Santa Catarina (3,8 milhões).