Uma aeronave que sobrevoou e deu algumas voltas por Curitiba acabou chamando a atenção de moradores nesta segunda-feira (10 de fevereiro). Tratava-se de um Airbus A321, da LATAM Airlines, que seguia de Santiago (no Chile) para São Paulo (Aeroporto de Guarulhos).
A passagem do avião pela cidade acabou chamando a atenção porque a aeronave acabou precisando dar “algumas voltas” pela cidade. Foram pelo menos três voltas, numa viagem que acabou “riscando” o céu curitibano, como mostram as imagens feitas pelo fotógrafo Franklin de Freitas.
Depois disso, a aeronave seguiu rumo a São Paulo, mas não conseguiu pousar na cidade, como era esperado. A parada acabou sendo, então, no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. E a viagem, que teve início às 12h30, acabou terminando às 17h56, com quase duas horas de atraso em relação ao que era esperado e num lugar distinto do planejado.
O que ocorreu, afinal?
Procurado pelo Bem Paraná, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) informou que não havia sido notificado oficialmente sobre qualquer incidente ou acidente ocorrido em Curitiba, nesta segunda-feira (10/02). Isso significa, então, que a aeronave em questão não apresentou qualquer problema.
O que teria ocorrido, portanto, foi uma questão meteorológica. A aeronave ganhou tempo em Curitiba antes de se aproximar de São Paulo, esperando que houvesse uma melhora nas condições meteorológicas para poder pousar em Guarulhos. Como isso não ocorreu, seguiu viagem até o Rio de Janeiro, onde finalmente pousou.