Paraná Guloseima

Bala de Banana de Antonina pode virar Patrimônio Cultural do Paraná

Editada por Ana Ehlert
balabanana

Bala de banana de Antonina pode virar patrimônio cultural do Paraná (Bala de banana de Antonina Foto Gilson Abreu/AEN)

A bala de banana de Antonina poderá se tornar um Patrimônio da Cultura do Paraná. Os deputados estaduais votam nesta terça, 2 de setembro, o Projeto de Lei 317/2025, que reconhece oficialmente a bala de banana fabricada no município de Antonina como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Paraná.

Leia mais:

As fábricas de Antonina não apenas abastecem todo o Paraná, como também comercializam seus produtos em outros estados brasileiros, entre eles Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso.

Além disso, milhares de turistas que visitam o litoral paranaense levam a bala de banana para fora do país, fazendo com que esse patrimônio regional esteja presente em diferentes partes do mundo. O projeto de lei é do deputado Gilberto Ribeiro.

Bala de banana do Paraná tem IG desde 2020

Atualmente, é impossível dissociar a cidade de seu mais famoso produto gastronômico – ao lado do barreado – e que em 2020 ganhou ainda mais notoriedade com a conquista do reconhecimento de Indicação Geográfica (IG).

O reconhecimento foi concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) à Associação dos Produtores de Bala de Banana de Antonina e Morretes (Aprobam), que contou com o auxílio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR), prefeitura e Governo do Estado.

O selo foi conferido às duas tradicionais fábricas do produto na cidade, que apesar de concorrentes atuaram juntas por sete anos para esta conquista.

As hoje famosas balas de banana de Antonina começaram a ser produzidas comercialmente na cidade nos anos 70, em uma convergência entre o grande cultivo da fruta na região litorânea e o crescente fluxo de turistas. O IG foi concedido em dezembro de 2020, na modalidade de Indicação de Procedência (IP), reconhecimento de que o produto está associado a aspectos culturais, históricos e humanos do local.