Imagem rara: baleia-franca-austral é vista nas águas do mar do Paraná com filhote albino

Editada por Ana Ehlert
baleia e filhote

Baleia-franca-austral é vista na costa do Paraná com filhote albino neste domingo, 6 de julho. (Reprodução Instagram)

Uma imagem rara feita neste domingo, 6 de julho, no meio da tarde revela um momento ímpar para os pesquisadores da fauna marinha no Paraná. Conforme postagem da rede social do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC-UFPR), às 15 horas a equipe foi acionada para verificar a presença de um animal de grande porte no mar, na região do balneário Canoas, em Pontal do Paraná.

Ao chegar no local, foi confirmada que era uma baleia-franca-austral (Eubalaena australis) acompanhada de seu filhote albino. Os dois nadavam tranquilamente a cerca de 800 metros da costa. O momento, um registro raro e de grande interesse para a espécie. foi feito pelo videomarker Pedro Cosme.

Baleia-franca-austral de aproxima da costa para descansar

A baleia-franca-austral é uma das poucas espécies que se aproxima bastante do litoral durante esse período — especialmente fêmeas com filhotes. Essa proximidade ocorre porque águas mais rasas oferecem melhores condições para o descanso e o desenvolvimento dos juvenis, além de ser mais seguro contra predadores.

De acordo com as informações da página, durante o inverno, é comum o registro de espécies migratórias na costa do Paraná. Isso por que o litoral paranaense faz parte da rota de passagem de diferentes espécies que buscam águas mais quentes para descansar, alimentar e reproduzir.

O que fazer quando ver um animal no mar?

Ao avistar uma baleia, é essencial manter distância, evitar o uso de drones ou embarcações próximas, e acionar a equipe responsável pelo monitoramento na região. Além disso, você pode registrar a aparição destes animais em nosso site, na aba “Viu algum animal?”.