Espetaculo-1075–1-
Divulgação

Para dançar não é preciso luz, nem manter os olhos abertos. A ausência de visão não impede que emoções e sentimentos se expressem pelo movimento do corpo. Quer descobrir como isso acontece? O 69º Congresso Brasileiro de Oftalmologia convida você a assistir à apresentação da Companhia de Ballet de Cegos, da Associação Fernanda Bianchini (AFB).

Leia mais

Reconhecido internacionalmente como o único grupo do mundo formado exclusivamente por pessoas com deficiência visual, o Ballet de Cegos fará um espetáculo gratuito e aberto ao público no dia 27 de agosto, às 19h, no segundo andar do Jockey Plaza Shopping, em Curitiba. A iniciativa une arte e inclusão, valorizando a dança como instrumento de transformação social e chamando a atenção para a importância da saúde ocular.

Todos os integrantes do Ballet de Cegos convivem com algum grau de deficiência visual. Há os que são cegos, outros têm baixa visão. Para dar vida à dança, os bailarinos utilizam uma metodologia criada pela AFB, adaptada a diferentes necessidades.

O método estimula percepção espacial, coordenação motora e consciência corporal, favorecendo o uso da visão residual e o aproveitamento máximo das capacidades de cada um. Assim, crianças, jovens e adultos conquistam independência e confiança, explorando estilos variados: do balé clássico ao contemporâneo, passando pelo sapateado, dança de salão, com elementos de teatro e musicalização.

A trajetória da Companhia Ballet de Cegos

Ao longo de sua trajetória, a Companhia de Ballet de Cegos já impactou mais de 35 mil pessoas, com mais de 5.800 apresentações realizadas no Brasil e em diferentes países. Em 2024, durante as Paraolimpíadas de Paris, foram 14 espetáculos que encantaram plateias internacionais.

O reconhecimento também veio por meio de premiações, como o Prêmio Governador do Estado de São Paulo, na categoria Dança, e de participações em programas nacionais de televisão, como o Caldeirão do Mion, ampliando ainda mais a visibilidade do projeto.

No dia 28 de agosto, a Companhia fará uma segunda apresentação em Curitiba, desta vez exclusiva para os participantes do 69º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, que será realizado no Expotrade Convention Center, em Pinhais (PR), entre os dias 27 e 30 de agosto.

Sobre o Congresso Brasileiro de Oftalmologia

Considerado o segundo maior congresso do mundo na área, o evento contará com uma ampla programação científica e de ações de impacto social, como o espetáculo do Ballet de Cegos e o atendimento de crianças da rede pública por meio do Projeto Pequenos Olhares.

Reunindo especialistas de todo o país, pesquisadores e representantes das mais recentes inovações em saúde ocular, o congresso terá palestras de nomes nacionais e internacionais, apresentação de estudos de caso e debates sobre alguns dos problemas mais recorrentes da oftalmologia no Brasil, como catarata, glaucoma, retinopatia diabética e uveítes. A programação também prevê sessões práticas para o treinamento de técnicas cirúrgicas em modelos biológicos e simuladores, além de mesas de discussão com gestores públicos para enfrentar os desafios do acesso a serviços oftalmológicos no SUS.