Os pacientes do Hospital infantil Pequeno Príncipe, em Curitiba, tiveram uma surpresa na manhã deste sábado (11). A Banda de Música da Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou uma apresentação especial.
O evento, em homenagem ao Dia das Crianças – a ser comemorado neste domingo (12) -, teve como missão levar um momento de alegria, conforto e descontração para as crianças em tratamento, seus familiares e também para os colaboradores da instituição.
O concerto foi planejado para tocar a alma dos pequenos heróis. O repertório diversificado e vibrante incluiu temas clássicos do universo infantil, de filmes e desenhos animados, resgatando a magia e a leveza da infância.
A apresentação iniciou com a Abertura de Os Incríveis, seguida pelo atemporal “Aquarela” de Toquinho, que pintou o dia com cores de esperança. A fantasia ganhou vida com um medley das “Princesas Disney”, e a energia contagiante do tema “Hawaiian Roller Coaster” de Lilo & Stitch. O momento de conexão foi reforçado com “Amigo Estou Aqui” (Toy Story), um símbolo de lealdade e apoio, além dos nostálgicos “Balão Mágico” e “O Caderno”, também de Toquinho.
Em um toque moderno, o hit “Shake it Off” injetou energia e ritmo, culminando com o animado “Bis Looney Tunes”, fechando as atividades.
O maestro da banda, capitão Jeferson Cardoso, expressou a satisfação da PMPR em promover a ação e o impacto e a força da música em um ambiente de luta. “A música tem o poder de transformar o dia das pessoas. É gratificante ver o sorriso dessas crianças e poder contribuir com um momento de felicidade e esperança em um ambiente tão desafiador. É uma honra para a Polícia Militar do Paraná atuar também através da cultura musical, abraçando a todos”, disse.
VALOR TERAPÊUTICO – Rita Lous, gerente do setor de voluntariado do hospital, enfatizou o valor terapêutico e emocional do evento. “A apresentação da Banda da PM é fundamental para nossos pacientes e familiares, pois comemora uma data que, para além do consumo, celebra a criança e a vida. A música traz alegria, tranquilidade, empolgação e entusiasmo, mexe com as memórias afetivas e conecta as pessoas. Isso faz com que crianças e familiares se sintam mais animados e dispostos durante a permanência no hospital e mais revitalizados para enfrentar as dificuldades. A música tem um efeito positivo em todos que a ouvem e torna, com certeza, o dia mais colorido e melhor.”
Essa parceria entre a Banda de Música da PMPR e o Hospital Pequeno Príncipe tocou a vida de muitas crianças e adolescentes, levando a cultura da arte e da solidariedade diretamente aos pequenos e seus familiares. O resultado foi um profundo acolhimento humanizado e a promoção efetiva do bem-estar integral dos pacientes, unindo música, esperança e cuidado.