
O tradicional banho de lama para os aprovados no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) será no dia 13 de janeiro de 2023. É o que afirmou o reitor da instituição, Ricardo Marcelo Fonseca, neste domingo (4), no primeiro dia da segunda fase de provas do vestibular. O banho de lama marca a festa dos aprovados e vai ocorrer pela primeira vez após a pandemia da Covid-19.
“Dia 13 de janeiro. É para quando está programado o banho de lama, o primeiro pós-pandemia”, afirmou Fonseca, neste domingo, quando questionado pelo ‘Bem Paraná’ sobre o assunto. Em 2021 e 2022, por causa da pandemia da Covid-19, não houve banho de lama para os aprovados.
Começa a segunda fase do Vestibular 2023 da UFPR; veja fotos
Sobre a segunda fase do vestibular, Fonseca afirmou que a organização não teve nenhum incidente. “A organização foi perfeita. Quando não acontece nada diferente, significa que é um sucersso”, disse ele. “Tudo dentro da normalidade”.
O reitor ainda não divulgou o número de ausentes na segunda fase. “Os números vamos ver depois, vamos apurar na sequência”, disse Fonseca. “A expectativa é que, ao contrário de outras universidades, a gente cresça em adesão”.
Para a segunda fase do Vestibular 2023, foram convocados para a segunda fase 10.014 candidatos, que disputam 5.291 vagas em 124 cursos. Os portões da segunda fase foram fechados às 13h30 e a aplicação começou às 14 horas. As provas incluíam compreensão e produção de textos, comum a todos os candidatos, além de três questões discursivas. O tempo máximo para responder é de 4h30.
Na segunda-feira (5), também a partir das 14 horas, serão aplicadas as provas específicas para os candidatos inscritos em cursos que têm essa exigência. Dos 124 cursos, 31 terão provas específicas de uma ou duas disciplinas, variáveis de acordo com o curso. A duração será de 2h30min para os candidatos cujos cursos optaram por apenas uma prova específica, e de 5 horas para os que farão duas específicas. Os candidatos inscritos para o curso de Música farão prova teórica e prática de habilidades específicas.
As provas são aplicadas nas cidades de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo. Cada candidato foi alocado na cidade onde está sediado o curso para o qual se inscreveu – exceto os inscritos para cursos de Pontal do Paraná, que farão a prova em Matinhos.