BAR STUART
Bar Stuart (Franklin de Freitas)

O mais antigo bar de Curitiba e do Paraná, com 119 anos de história, o Bar Stuart não abriu as portas nos últimos dias e nem deve fazê-lo tão em breve. Segundo apurado pelo Bem Paraná, o estabelecimento foi vendido recentemente e fez sua despedida no último domingo (3 de dezembro).

A empresa, segundo publicação do perfil O Centro de Curitiba, passava por dificuldades financeiras desde a morte do antigo proprietário, Nelson Ferri, em 2021, situação que foi confirmada ao Bem Paraná por funcionários e ex-funcionários. Diante do cenário, a venda da casa passou a ser cogitada e o negócio acabou saindo agora.

Ainda não se sabe o valor de venda nem quem são os novos proprietários do antigo bar. O que o Bem Paraná conseguiu apurar, no entanto, é que os antigos donos vinham pedindo mais de R$ 1 milhão para vender o Stuart e que a venda teria saído por um valor menor do que o idealizado. Além disso, seriam dois grupos já ligados ao ramo gastronômico e cultural de Curitiba que estariam efetuando a compra.

Agora, resta aguardar para saber, oficialmente, o que será feito do velho Stuart: se o ponto seguirá sendo um bar, se o nome da casa será mantido ou se o local terá outra destinação.

O que o Bem Paraná já conseguiu apurar é que a ideia, pelo menos em princípio, seria manter o histórico nome da casa, reformar o espaço e inaugurá-lo nos próximos meses, inclusive mantendo pratos e drinks já tradicionais do cardápio do Stuart.

História

Fundado em 1904, o Bar Stuart é o mais antigo bar não só de Curitiba, mas de todo o Paraná. Idealizado por Joseph Richter e fundado pelo casal Stuart (origem do nome do estabelecimento), ficava originalmente na Rua Comendador Araújo e levava o nome de Bar e Confeitaria Stuart, pois também vendia doces, salgadinhos, sorvetes e outros quitutes. Desde 1954, contudo, a casa funciona no mesmo ponto onde esteve até recentemente, em frente à Praça Osório, esquina com a Alameda Cabral, mantendo sempre um conceito mais bucólico e uma pegada de “bar raiz”.

Teve diversos proprietários até 2008, quando Nelson Ferri comprou o bar e deu sequência à sua história. Em 2021, porém, o empresário faleceu e a situação da empresa começou a se deteriorar, por conta também dos impactos da pandemia de Covid-19.

Em maio deste ano, por exemplo, o Bem Paraná esteve no Bar Stuart e conversou com Luiz Carlos de Carvalho, que vinha ajudando o filho de Ferri a tocar o negócio. Segundo ele, antes da pandemia a casa atendia, num dia útil, um dia de semana, entre 100 e 150 pessoas. Depois, mesmo com a retomada da atividade econômica e social, passou a atender entre 50 e 60 pessoas nessas datas.

““Ainda estamos tendo muita dificuldade, até porque o estabelecimento tem um custeio caro. O imóvel aqui, por exemplo, é alugado. Acredito que seja um dos contratos de aluguéis mais antigos de Curitiba. Temos um custo alto com funcionário, energia, água… Isso tudo pesa”, disse ele na ocasião.