Banda Corra para as Colinas, de Curitiba: show no bar Lado B
Banda Corra para as Colinas, de Curitiba (Crédito: Divulgação/Banda Corra para as Colinas)

O Lado B, bar curitibano dedicado à música underground e resistência cultural, recebe neste fim de semana uma programação gratuita com bandas de diversas cidades do Brasil, reafirmando seu papel como espaço de circulação da música independente. A casa, que completa 15 anos em junho, prepara dois dias de peso e diversidade sonora, com shows no sábado (17/05) e domingo (18/05), a partir das 19h.

No sábado, o palco do Lado B recebe Os Frentista, de Guarapuava (PR), e Fardo, de Curitiba. Com uma sonoridade enraizada no hardcore punk e influências que vão de metal a Bob Marley e Roberto Carlos, Os Frentista carrega no som a irreverência e o caos criativo herdados da banda Os Pedrero, principal inspiração para sua formação. Já o Fardo representa o crust grind punk curitibano com um som direto e devastador, em uma performance intensa e visceral.

Catiça
Banda Catiça, de Londrina (Crédito: Divulgação/Banda Catiça)

Domingo

No domingo, a casa será tomada por uma noite que promete ser “uma experiência armagedônica”. Três bandas se apresentam: Catiça (Londrina/PR), Pata Söla (São Paulo/SP) e Corram Para as Colinas (Curitiba/PR). O Catiça traz à cidade a turnê “Raticida”, divulgando o recém-lançado EP “Pedagogia da Vingança”, que sucede os trabalhos “Baixo Astral” e o álbum “Greatest Hits”, ambos de 2024. Com uma mistura ruidosa de punk e metal, o grupo imprime uma estética que flerta com o noise e riffs cheios de tensão.

Frentista
Banda Os Frentista, de Guarapuava (Crédito: Divulgação/Banda Os Frentista)

Representando o som pesado da capital paranaense, a banda Corram Para as Colinas une rock, metal e stoner em faixas com letras introspectivas e marcantes. As composições, sempre em português, exploram temas como escolhas, desafios da vida e os dilemas contemporâneos com intensidade sonora.

Já a banda Pata Söla, de São Paulo, apresenta as faixas do álbum Migrante, lançado há menos de um ano. O disco é marcado por uma atmosfera densa, que mescla influências do rock de Seattle com elementos do occult rock e ritmos brasileiros. O trabalho reflete sobre deslocamentos, fragmentações de identidade e migrações forçadas, criando uma experiência sonora imersiva e provocadora.

Pata Sola
Banda Pata Söla, de São Paulo (Crédito: Divulgação/Banda Pata Söla)

Sobre o Lado B

Fundado em 2010 por Fabricio Babbur e Regina Walger, o Lado B é mais do que um bar: é um local de resistência cultural e ponto de encontro da cena alternativa de Curitiba. Dedicado ao underground nacional, especialmente à música punk e subversiva, o espaço já sediou mais de mil apresentações ao longo de sua trajetória. Além da programação intensa, o Lado B é conhecido pelos chopes artesanais com preços acessíveis, comidas de boteco e ambiente acolhedor, sempre aberto a novas experimentações artísticas e musicais.

  • Serviço – Programação da semana no Lado B
  • Endereço: Rua Inácio Lustosa, 517 – São Francisco – Curitiba (PR)
  • Horários: bar aberto de sexta a segunda-feira, a partir das 18h
  • Os shows começam a partir das 19h
  • Entrada: Gratuita
  • Sábado, 17 de maio
  • Os Frentista (Guarapuava/PR)
  • Fardo (Curitiba/PR)