Bar de Curitiba tem programação gratuita com punk, metal e rock experimental

O Lado B, bar curitibano dedicado à música underground e resistência cultural, recebe neste fim de semana uma programação gratuita com bandas de diversas cidades do Brasil

Redação Bem Paraná, com assessoria de imprensa
Banda Corra para as Colinas, de Curitiba: show no bar Lado B

Banda Corra para as Colinas, de Curitiba (Crédito: Divulgação/Banda Corra para as Colinas)

O Lado B, bar curitibano dedicado à música underground e resistência cultural, recebe neste fim de semana uma programação gratuita com bandas de diversas cidades do Brasil, reafirmando seu papel como espaço de circulação da música independente. A casa, que completa 15 anos em junho, prepara dois dias de peso e diversidade sonora, com shows no sábado (17/05) e domingo (18/05), a partir das 19h.

No sábado, o palco do Lado B recebe Os Frentista, de Guarapuava (PR), e Fardo, de Curitiba. Com uma sonoridade enraizada no hardcore punk e influências que vão de metal a Bob Marley e Roberto Carlos, Os Frentista carrega no som a irreverência e o caos criativo herdados da banda Os Pedrero, principal inspiração para sua formação. Já o Fardo representa o crust grind punk curitibano com um som direto e devastador, em uma performance intensa e visceral.

Banda Catiça, de Londrina (Crédito: Divulgação/Banda Catiça)

Domingo

No domingo, a casa será tomada por uma noite que promete ser “uma experiência armagedônica”. Três bandas se apresentam: Catiça (Londrina/PR), Pata Söla (São Paulo/SP) e Corram Para as Colinas (Curitiba/PR). O Catiça traz à cidade a turnê “Raticida”, divulgando o recém-lançado EP “Pedagogia da Vingança”, que sucede os trabalhos “Baixo Astral” e o álbum “Greatest Hits”, ambos de 2024. Com uma mistura ruidosa de punk e metal, o grupo imprime uma estética que flerta com o noise e riffs cheios de tensão.

Banda Os Frentista, de Guarapuava (Crédito: Divulgação/Banda Os Frentista)

Representando o som pesado da capital paranaense, a banda Corram Para as Colinas une rock, metal e stoner em faixas com letras introspectivas e marcantes. As composições, sempre em português, exploram temas como escolhas, desafios da vida e os dilemas contemporâneos com intensidade sonora.

Já a banda Pata Söla, de São Paulo, apresenta as faixas do álbum Migrante, lançado há menos de um ano. O disco é marcado por uma atmosfera densa, que mescla influências do rock de Seattle com elementos do occult rock e ritmos brasileiros. O trabalho reflete sobre deslocamentos, fragmentações de identidade e migrações forçadas, criando uma experiência sonora imersiva e provocadora.

Banda Pata Söla, de São Paulo (Crédito: Divulgação/Banda Pata Söla)

Sobre o Lado B

Fundado em 2010 por Fabricio Babbur e Regina Walger, o Lado B é mais do que um bar: é um local de resistência cultural e ponto de encontro da cena alternativa de Curitiba. Dedicado ao underground nacional, especialmente à música punk e subversiva, o espaço já sediou mais de mil apresentações ao longo de sua trajetória. Além da programação intensa, o Lado B é conhecido pelos chopes artesanais com preços acessíveis, comidas de boteco e ambiente acolhedor, sempre aberto a novas experimentações artísticas e musicais.