Bares e restaurantes de Curitiba estão sendo vítimas de um golpista nos últimos meses. O alerta é da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar).
Segundo a Associação, no golpe a pessoa entra em contanto com estabelecimentos (normalmente pelos canais sociais das casas), e pede ressarcimento por algum pedido feito. Em um dos casos, ele alegou que encontrou um fio de cabelo no prato pedido. Na ocasião, o restaurante fez o pagamento do prato via PIX.
Este caso aconteceu em outubro de 2024 e voltou a ocorrer na semana passada, o que chamou a atenção do estabelecimento, já que o suposto golpista agiu da mesma maneira. O estabelecimento levou o caso até a Abrabar que descobriu outras denúncias.
“Estamos recebendo algumas dezenas de denúncias sobre um golpista. Sua especialidade é pedir ressarcimento de bares e restaurantes sobre consumo de alimentos, especialmente em locais de boa aglomeração, preferencialmente sem câmeras de monitoramento e que não faz controle de saída de Delivery ou emissão automática de nota fiscal dos pedidos”, diz a nota, o que leva a associação suspeitar que ele nem sequer fez compras nas casas de verdade.
“Mas também não perdoa quem tem controle rígido, e aí foi seu erro com um estabelecimento associado/parceiro nosso quando ele tentou o golpe duas vezes, uma teve sucesso e a outra não”, continua a nota da Abrabar.
Ainda segundo a associação, “O indivíduo tem um mesmo padrão e modus operandis, e usa diversas chaves Pix. Quem foi vítima dele favor nos avisar e ajudar alertar outros estabelecimentos e empresários”, continua a Abrabar.
A Associação orienta os seus parceiros a se precaverem, verificando realmente se compra foi realizada antes de fazer qualquer ressarcimento. Em caso de suspeita de golpe, devem fazer um Boletim de Ocorrência. A Abrabar também acionou a Delegacia de Estelionato.