O novo binário Hauer – Capão da Imbuia, importante ligação da região leste com a sudeste da cidade, já está com 75% das obras prontas. O trânsito também já está liberado na maior parte dos 8,6 quilômetros da ligação direta entre os terminais de transporte dos dois bairros. O trânsito só está interrompido nas ruas Frei Rogério e Reinaldo Issberner, no entorno do Shopping das Américas, no Jardim das Américas.

O binário, que usa 11 ruas e passa por cinco bairros, é um investimento de R$ 9,7 milhões feito pela Prefeitura de Curitiba, parcialmente financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para melhorar o trânsito e o transporte na região. Ao longo do trajeto, passam 30 linhas de ônibus, entre elas a linha Inter 2, a mais carregada da Rede Integrada de Transporte de Curitiba.

“São obras que proporcionam rapidez e segurança no trânsito, melhorando a mobilidade na cidade”, diz o prefeito Beto Richa. “A Prefeitura está investindo em todas as regiões de Curitiba para oferecer uma infra-estrutura viária de qualidade para a população.”

A nova ligação entre bairros vai permitir o deslocamento, praticamente em linha reta, da rua Anne Frank, ao lado do terminal Hauer, até a avenida Presidente Afonso Camargo, no terminal Capão da Imbuia.

Paralela à Linha Verde (antiga BR-116), a ligação começa na rua Julio César Ribeiro de Souza, no Hauer, segue pela José Rietmeyer, no Uberaba e Guabirotuba, e continua, em linha reta, na Coronel Francisco H. dos Santos, no Jardim das Américas. Nesta rua, que tinha apenas duas faixas de tráfego – uma de ida e outra de volta, a Prefeitura construiu um canteiro central e mais uma pista com duas faixas. Com isso, o trânsito, sempre congestionado e com pontos de ultrapassagens perigosas, agora ganha agilidade e segurança.

A partir da Coronel Francisco dos Santos, o binário terá mão única no sentido Jardim das Américas – Cajuru pelas ruas Frei Rogério e Reinaldo Issberner, onde a Prefeitura vai construir uma nova trincheira. A terraplenagem e abertura da Reinaldo Issberner, no lado do Cajuru, já estão prontas.

O próximo passo será a escavação e construção da nova trincheira, o que vai permitir que a trincheira já existente, na rua Marcos Smanhotto, passe a ter mão única, o que é uma antiga reivindicação de quem transita pelos dois bairros. Com a nova trincheira, a Marcos Smanhotto terá sentido único do Cajuru para o Jardim das Américas.

Passando a trincheira, no sentido Cajuru, o binário continua pelas ruas Reinaldo Issberner, Miguel Calluf e Professor Nivaldo Braga até a avenida Presidente Afonso Camargo. A volta será feita a partir da Nivaldo Braga pelas ruas Miguel Calluf, Sesinando Chaves, São Vicente Palotti, Marcos Smanhoto, Coronel Francisco dos Santos, José Rietmeyer e Julio César Ribeiro de Souza, até a avenida Marechal Floriano.

Rampas e árvores – Além de nova pavimentação, pistas mais largas, calçadas novas, meio-fio e iluminação, as ruas que vão compor o binário Hauer – Capão da Imbuia também terão novo paisagismo e rampas nas esquinas, facilitando o acesso de pessoas com deficiências. Serão feitas cerca de 400 rampas.

A arborização também faz parte do projeto. Ao longo do binário a Prefeitura vai plantar 600 novas árvores, 300 delas na rua Coronel Francisco dos Santos. Outras 45 árvores, que foram retiradas em função das obras, serão replantadas – 35 delas no canteiro central da Francisco dos Santos e dez na praça Ruy Mizuno.

Como medida de compensação ambiental, serão doadas 600 árvores ao Horto do Guabirotuba e recuperadas as áreas de lazer que ficam na rótula entre a avenida Nossa Senhora de Lourdes e a Francisco dos Santos; no jardinete entre a Francisco dos Santos e a Marechal Cardoso Jr.; e na praça Jesus Francisco da Rocha, que fica nas ruas São Vicente Palotti e João Crysostomo da Rosa.