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Equipe da Prefeitura trabalha na preparação da intervenção da Rua Eduardo Sprada. Curitiba, 15/07/2025. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM

Obras em Curitiba reduzem faixas no Campo Comprido, bloqueiam rua no Xaxim e podem causar transtornos no trânsito. Na Rua Eduardo Sprada, no Campo Comprido, em Curitiba, os trabalhos irão provocar a redução parcial das faixas de circulação no trecho entre as ruas Maria Bizinelli e Luiz Tramontin. O fluxo dos veículos será mantido em mão dupla nos dois sentidos da via, mas no sistema pare e siga.

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Já no Xaxim, a obra de escavação deixa bloqueada a Rua Gabriel Frecceiro de Miranda, no trecho entre a Professor Narciso Mendes e a Capitão Doutor Antônio José. A restrição aos motoristas acontece para a execução dos serviços de escavação e recomposição do pavimento da via que faz parte do Lote 3.1 do Novo Inter 2.

Quanto tempo dura obra no trânsito no Campo Comprido?

A alteração no trânsito é necessária para obras que vão alargar a Eduardo Sprada no trecho com o bloqueio para a realização de melhorias no sistema de drenagem local. A Superintendência de Trânsito (Setran) está no local para dar apoio e orientar motoristas.

A intervenção está prevista para durar cerca de 15 dias, dependendo das condições climáticas e é uma etapa que precede outra importante intervenção: a substituição de uma travessia antiga, composta por tubos de menor capacidade, por uma galeria celular, formada por módulos de concreto retangulares que oferecem maior vazão para o escoamento das águas pluviais.

O prazo estimado para a implantação da nova galeria é de cerca de 120 dias e também deve promover pequena alteração no fluxo de veículos na via. Como o trecho já estará com o alargamento da pista, cerca de 3 metros em cada lado, a via terá um novo traçado entre as ruas Maria Bizinelli e Luiz Tramontin.

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A Eduardo Sprada é um importante eixo de ligação entre a região Oeste e o Centro. As intervenções na via são necessárias para permitir o avanço das obras de macrodrenagem na Bacia do Rio Mossunguê, cujo objetivo é prevenir alagamentos e melhorar a drenagem urbana na região Oeste da cidade.

Paulo Vitor Lucca, diretor do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal e Obra Púbicas (Smop), explica que a galeria celular será composta por módulos de concreto em formato retangular que aumentam significativamente a capacidade de vazão.

“Essa obra vai permitir que a água da chuva atravesse a via com mais facilidade e segurança, protegendo a população de problemas recorrentes com enxurradas e alagamentos. Sabemos que a alteração no trânsito pode causar transtornos momentâneos, mas é uma medida temporária e necessária para que a cidade ganhe uma infraestrutura de drenagem mais segura e preparada para os eventos climáticos extremos”, destaca Lucca.

A nova estrutura integra o conjunto de melhorias que está em andamento na Bacia do Rio Mossunguê.

Obra prevê bacia de detenção em Curitiba

Entre as principais ações em andamento na Bacia do Mossunguê está a implantação de uma bacia de detenção com capacidade para armazenar até 21 mil m³ de água — o equivalente a 21 mil caixas d’água de mil litros cada. A estrutura contará com diques de contenção, muros de proteção, gabiões (estruturas de contenção feitas com pedras envoltas por telas metálicas) e áreas verdes com paisagismo e recuperação da mata ciliar.

Com uma área de intervenção superior a 20 mil m², a nova bacia de detenção atenderá uma região de quase 8 km², beneficiando aproximadamente 35 mil moradores dos bairros Campo Comprido, Mossunguê, Santo Inácio, Orleans e São Braz.

“Essa é uma grande obra de macrodrenagem, que reúne diversas intervenções articuladas para estruturar a drenagem urbana em uma região densamente habitada e com histórico de alagamentos, diz o secretário municipal de obras públicas, Luiz Fernando Jamur.

Espelho d’água permanente

Ao final da obra, o local receberá uma área de conservação ambiental e de lazer, com cobertura vegetal recomposta e espelho d’água permanente, aumentando a capacidade de absorção da água, reduzindo impactos ambientais e promovendo a biodiversidade urbana.

“Vamos entregar uma solução completa para o controle das cheias na região, mas que também valoriza o espaço urbano. É uma obra que alia engenharia, sustentabilidade e qualidade de vida para milhares de curitibanos”, completa Jamur.

A intervenção é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e conta com investimento de R$ 11,3 milhões, com recursos do governo federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Drenagem.

Xaxim terá bloqueio no trânsito; veja desvios

No Xaxim o bloquei da Rua Gabriel Frecceiro de Miranda, começa nesta quarta,16. A rua, ficará bloqueada ao trânsito no trecho entre a Professor Narciso Mendes e a Capitão Doutor Antônio José.

A previsão inicial é que o bloqueio neste trecho vá até o dia 23. Posteriormente, outras intervenções serão feitas na via, o que poderá resultar em novas alterações no trânsito.

Opção para fugir do trânsito no Xaxim

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Os motoristas poderão trafegar pela Eurico Fonseca dos Santos e Leôncio Derosso, paralelas à rua interditada. Também podem utilizar as transversais — Capitão Doutor Antônio José, ao sul, e Aníbal Requião, ao norte — para acessar tanto a Eurico Fonseca dos Santos quanto a Leôncio Derosso.

Todo o trecho, com os respectivos bloqueios e desvios, está sinalizado com placas e barreiras refletivas para orientar o tráfego e manter a segurança viária dos motoristas, pedestres e ciclistas.

Projeto Novo Inter 2

Com mais de 40 km de itinerário no sentido horário e anti-horário e impacto em 28 bairros, em uma área de influência de 580 mil moradores, o Novo Inter 2 é um salto de inovação no sistema público de transporte coletivo de Curitiba. O projeto para a segunda maior linha de ônibus da cidade (Inter 2) recebe investimentos de U$ 106,7 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e U$ 27,1 milhões em contrapartidas da Prefeitura de Curitiba. Estão em execução cinco dos sete lotes de obras previstos.