Alface e batata tiveram queda no preço (Franklin de Freitas)

O clima frio trouxe impactos nos preços de importantes frutas e hortaliças comercializadas nos principais mercados atacadistas do país. Segundo o 7º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado ontem pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o inverno influenciou tanto na demanda como na oferta dos produtos.

Na Ceasa de Curitiba, o impacto foi sentido principalmente no alface, que teve grande redução de preço, e com a batata, que, ao contrário, teve alta considerável. O alface na Capital do Paraná apresentou queda de 20,8% na relação maio/junho. Já a batata subiu 35,25% no período.

No caso da alface, a baixa ocorreu mesmo com uma diminuição também na quantidade de produto encontrado nos mercados analisados. Isso porque a demanda registrou redução mais intensa, comportamento normal para esta época do ano com temperaturas mais baixas, o que não permitiu a reação dos preços da folhosa.

No caso do tubérculo, a alta é explicada pela menor entrada do produto nos mercados atacadistas.
Outros destaques em Curitiba foram a queda do preço da cebola (-3,67%) e o tomate (-4,51%). A cenoura subiu 2,56%.

No caso das frutas, em Curitiba apresentaram queda a banana (-7,99%), a laranja (-3,74%), o mamão (-9,89%) e melancia (-4,08%). A maçã teve alta de 7,67%. No caso da maçã, a Conab verificou aumento mesmo em meio à diminuição da demanda nos principais centros consumidores em virtude do frio.