
Os preços do mamão, laranja, melancia e banana registraram queda nos principais mercados atacadistas do país analisados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no último mês.
As quedas nas cotações das três primeiras frutas ficaram acima de 10%, enquanto a banana registrou uma redução de menor intensidade.
É o que mostra o 6º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado ontem pela Companhia.
No caso das hortaliças mais comercializadas nos mercados atacadistas brasileiros, apenas o tomate registrou, pelo segundo mês consecutivo, redução nas cotações. Na média ponderada o preço caiu 14,79%, após longo período de alta.
Safra de inverno
Pelo lado da oferta, maio marcou o começo da safra de inverno. A expectativa é que com a intensificação da safra, os valores de comercialização sigam com tendência de queda.
Já para alface, batata, cebola e cenoura, a Conab verificou movimento preponderante de alta nas cotações. O mercado de batata em maio mostrou variações moderadas entre as Centrais de Abastecimento (Ceasas) analisadas. Embora a média ponderada tenha apontado um aumento de 4,99% em relação a abril, esse movimento não foi uniforme entre as Ceasas.
Essa elevação ocorreu em meio ao período de início da safra de inverno. No caso da alface, a média ponderada de preços da folhosa subiu 6,68%, em relação à média de abril. A safra de inverno da hortaliça que começou a entrar nos mercados não foi suficiente para segurar o preço, influenciando na alta registrada.