Professores e pesquisadores podem ganhar bolsa integral para passarem por até 6 meses na Austrália. O Programa Ganhando o Mundo da Ciência em parceria com a Universidade La Trobe, em Melbourne, na Austrália, está com as inscrições abertas até o dia 30 de setembro. São 41 vagas.
Leia mais:
Nesta edição o programa oferece oportunidades para mestrado (3), doutorado (16), pós-doutorado (16) e professor/pesquisador visitante (6). Esta edição conta ainda com uma modalidade importante para o fortalecimento da internacionalização do Sistema Paranaense de Ciência, Tecnologia e Inovação com a oferta de 16 vagas para professores pesquisadores visitantes australianos que virão para as universidades paranaenses.
Os intercâmbios acontecerão pelo período de 3 a 6 meses entre março de 2026 e fevereiro de 2027.
O primeiro passo para submissão é preencher o formulário disponível em: https://forms.office.com/r/jVkDG8h4Dx. Toda a documentação relacionada a aplicação deve ser submetida ao e-mail: BEST@latrobe.edu.au.
Quais são os requisitos?
Os requisitos são, se aluno de pós-graduação, estar matriculado em programas de mestrado ou doutorado em uma das ICTs do Estado do Paraná; se pesquisador de pós-doutorado, ser professor doutor ou estar em estágio de livre docência em umas das ICTs do Estado do Paraná; se professor/pesquisador, ser professor doutor do quadro efetivo da ICT. Também é necessário ter 18 anos, ter uma média mínima de 80/100 no índice de desempenho acadêmico e exigência de idioma Nível B1, a ser comprovado com testes de inglês on-line, ou certificados.
Bolsas para Austrália são integrais
Todas as despesas dos estudantes e professores selecionados são custeadas pelo Governo do Estado, incluindo a passagem aérea, visto (se necessário), seguro médico, auxílio-moradia e acomodação. Os alunos também recebem uma ajuda de custo mensal no período que durar a experiência internacional. Confira o edital AQUI.
“A reciprocidade numa parceria internacional é peça-chave para o fortalecimento e a sustentabilidade das parcerias internacionais. Com isso, qualificamos cada vez mais o nosso ensino superior do Estado Paraná”, ressaltou a assessora de projetos estratégicos internacionais da Fundação Araucária, Eliane Segati Rios.
- Biopark e CIT: Paraná tem dois ecossistemas de inovação entre os melhores do Brasil
- Estado divulga segunda convocação para a edição 2026 do Ganhando o Mundo
- Revista do Tecpar recebe artigos científicos para edição comemorativa de 80 anos
Programa Ganhando o Mundo da Ciência
Inspirada no modelo voltado a alunos do Ensino Médio, o Ganhando o Mundo da Ciência é coordenado pela Fundação Araucária e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O programa original, criado em 2019, já levou 1.240 adolescentes ao Exterior e tem outros 2 mil com viagem garantida neste ano. Agora, a versão voltada ao ensino superior amplia o alcance com foco na internacionalização da ciência por meio de parcerias para intercâmbio com instituições do Canadá, Japão, França, Holanda, Itália, Índia e agora Austrália.
O programa já firmou parcerias com instituições de ensino superior de diversos países e conta com investimento de R$ 11 milhões para concessão de 100 bolsas de iniciação científica e 100 de pós-doutorado.
Mais informações sobre as edições do programa estão disponíveis em www.fappr.pr.gov.br em Programas/Programas Abertos.
Mais informações sobre cursos, laboratórios e áreas de pesquisa estão disponíveis no site da universidade: www.latrobe.edu.au.