Paraná Cuidados

Bombeiros alertam para número alto de casos de queda de idosos no Paraná

Redação Bem Paraná
bombeiros

CBMPR

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) alerta para o alto número de registros de quedas de idosos no Paraná. Quedas dentro da própria casa estão entre as principais causas de acidentes envolvendo idosos no Paraná e podem trazer consequências graves para a saúde e a qualidade de vida.

O CBMPR registrou, somente em 2025, 35.434 ocorrências de quedas de mesmo nível em todo o Estado. Desse total, 12.526 envolveram pessoas com 70 anos ou mais, o que representa 35,4% de todos os acidentes deste tipo.

A segunda faixa etária com maior número de registros foi entre 65 e 69 anos, com 2.762 casos – uma diferença expressiva de 9.764 ocorrências.

Na prática, o número de quedas após os 70 anos é 4,5 vezes maior do que o registrado na faixa imediatamente anterior.

Segundo a capitã Luisiana Guimarães Cavalca, os idosos apresentam maior vulnerabilidade a quedas por fatores físicos e ambientais. “Com o avanço da idade, há perda de força muscular, da mobilidade e dos reflexos. Isso torna os movimentos mais lentos e aumenta a chance de acidentes, principalmente em casa, ao tropeçar em tapetes ou escorregar no banheiro”, disse.

As principais lesões decorrentes de quedas em idosos são fraturas de fêmur e pélvis, que podem gerar complicações secundárias graves, como trombose, infarto ou AVC. Além disso, períodos prolongados de imobilidade afetam a saúde física e cognitiva, intensificando o isolamento social e aumentando riscos de osteoporose, perda muscular e depressão.