
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) combateu um incêndio em vegetação em um terreno atrás do Hospital Vitta, no Bairro Alto, em Curitiba, no início da tarde desta quarta-feira (30)
Apesar das chamas não serem altas, havia muita fumaça no trecho, e esta era a maior preocupação dos bombeiros. O fogo foi controlado pouco depois. O fogo atingiu a vegetação rasteira, em uma área bastante extensa. Foram encaminhados 3 caminhões dos bombeiros.
Quase no mesmo horário, um incêndio nas margens da BR-277 gerava fumaça e prejudicava a visibilidade no km 75,5, no sentido Curitiba, em São José dos Pinhais.
Equipes da EPR Litoral Pioneiro e o Corpo de Bombeiros trabalhavam no combate às chamas. Não havia registro de lentidão no local.
Bombeiros têm mais trabalho nesta época do ano
Esta época, com clima mais seco e vegetação seca, contribuem para as ocorrências. Os meses de inverno tradicionalmente são o que concentram a maior parte deste tipo de ocorrência.
Segundo dados do Sistema Digital de Dados Operacionais do Corpo de Bombeiros do Paraná (SYSBM-CCB), a cada 28 minutos, um incêndio em vegetação é registrado no Paraná. Assim tem sido no mês de julho, que em seus primeiros 21 dias já registrou 1.092 ocorrências desse tipo.
Em 2025, desde o início do ano (1º de janeiro) até o dia 21 de julho, os bombeiros anotaram 3.914 casos de incêndio em vegetação no estado. No ano anterior, no mesmo período, houve 6.584 acionamentos.