O Corpo de Bombeiros emitiu laudo liberando o funcionamento do Shopping Palladium, no bairro Portão, no final desta tarde (12). O laudo tem a validade de 30 dias, prazo que a administração do shopping tem para corrigir alguns problemas encontrados, mas nenhum que coloque em risco o funcionamento do estabelecimento. A Prefeitura de Curitiba, por sua vez, também emitiu alvará provisório de 30 dias para local com base no laudo dos bombeiros.
O laudo deve suspender que a Justiça atenda hoje (12) o pedido de interdição do Shopping Palladium feito pelo Ministério Público na sexta-feira. De acordo com informações do MP, a interdição foi assinada às 17h e isso significa que a diretoria do shopping teria quatro horas para fechar o estabelecimento.
O shopping teria desrespeitado as normas do Corpo de Bombeiros, o que colocaria em risco a segurança do público. Os bombeiros detectaram falhas no sistema de combate a incêndios (chuveiros e hidrantes) e nas saídas de emergência.
A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba protocolou a ação civil pública para tentar impedir a abertura do Shopping Palladium (Melton Administradora de Bens Ltda). No entanto, o shopping ficou aberto durante todo o final de semana, quando recebeu cerca de300 mil pessoas. De acordo com a assessoria de imprensa, todos osoutros shopping juntos da cidade não alcançam essa média mensalmente. O promotor pediu, além da interdição do local, uma multa diária de R$ 100 mil pelo descumprimento da liminar.
Atualizado às 18h14