Bombeiros salva-vidas fazem 22 resgates por dia no Litoral do Paraná

Bombeiros estão presentes no Litoral em resgates e também advertindo os banhistas

Redação Bem Paraná com CBMPR
idoso se afoga matinhos

Bombeiros auxiliam no resgate de idoso no Litoral (Divulgação/CBMPR)

Um homem de 66 anos foi resgatado na tarde desde domingo (2) quando se afogava em Matinhos, no Litoral do Paraná. Ele foi resgatado da água por populares, e atendido posteriormente por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR).

Tratou-se de um caso de afogamento secundário, onde a vítima tem algum problema físico ou clínico e se afoga por estar em meio líquido. O homem teve uma parada cardiorrespiratória, foi estabilizado e encaminhado ao hospital de helicóptero.

Este foi apenas mais um caso atendido em meio líquido pelos bombeiros e salva-vidas nesta temporada no Litoral. Nos primeiros 40 dias do Verão Maior Paraná no Litoral do Estado, os guarda-vidas precisaram entrar em ação para ajudar 847 banhistas que passavam por dificuldades dentro do mar, correndo risco de afogamento.

Outras 57 pessoas também foram resgatadas, com atuação desses profissionais, já em processo de ingestão de líquido. Isso significa que diariamente, em média, 22 veranistas precisaram de algum tipo de socorro dos bombeiros militares enquanto se banhavam.

Esses números fazem parte do levantamento do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), divulgado na última quinta-feira (30), sobre os atendimentos efetuados na orla paranaense entre os dias 21 de dezembro de 2024 e 29 de janeiro de 2025.

A atuação dos bombeiros para ampliar cada vez mais as medidas preventivas – ou seja, minimizar a ocorrência de incidentes aquáticos neste período de altas temperaturas – se reflete nos números.

Bombeiros fazem 1,1 mil advertências por dia

No período incluído no relatório, os bombeiros em ação nas praias do Paraná deram 44.646 advertências a banhistas que estavam em locais perigosos ou adotando comportamento que colocava a si ou a terceiros em risco. Em média, cerca de 1.100 por dia pessoas foram alertadas pelas autoridades.

Além desse serviço de fiscalização, os guarda-vidas militares e civis também atuaram na orientação dos veranistas, dando informações de segurança para um banho mais seguro. Foram 131.420 ações desse tipo durante todo o período consultado – mais de 3.200 diariamente, em média.