Boqueirão Fashion já tem data para acontecer em Curitiba e vai reunir 256 designers e 80 modelos

Redação Bem Paraná com SMCS
moda1

Boqueirão Fashion é o maior evento gratuito de moda e estilo do Brasil (Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

O Boqueirão Fashion 2025 – Semana da Moda de Curitiba acontecerá de 28 de julho a 1 de agosto. O tema deste ano será a cultura popular de Curitiba. O Boqueirão Fashion vai se inspirar em personalidades muito conhecidas do dia a dia dos curitibanos.

De acordo com o coordenador, Júnior Gabardo, a criação dos looks vai beber da inspiração dos trabalhos da artesã Efigênia Rolim, a Rainha do Papel de Bala; do poeta e músico Plá (Ademir Antunes); do artista Poty Lazzarotto, autor de obras famosas presentes na paisagem urbana de Curitiba, como o monumento ao 1º Centenário do Paraná, na Praça 19 de Dezembro, dentre outros.

Prêmio pela economia criativa

A edição deste ano tem um sabor especial para as pessoas envolvidas. O evento foi agraciado com o Prêmio Curitiba Mais Criativa, certificado de reconhecimento do World Creativity Day, evento global que celebra a criatividade, pela valiosa contribuição para a inovação, cultura e economia criativa em Curitiba. “Este reconhecimento é muito importante para nós, principalmente porque foca a economia criativa”, disse Gabardo.

“O Boqueirão Fashion é um evento que envolve um grande número de pessoas que estão diretamente ligadas à elaboração dos looks. A gente recebe cerca de 1.500 pessoas por noite. Então, este ano deveremos chegar a 6 mil pessoas. É certamente o maior evento público de moda do país” disse Gabardo. 

O administrador regional Zeca Melo disse que a Regional Boqueirão está muito envolvida com a preparação do evento, devido à sua importância para toda a comunidade da região.

“O Boqueirão Fashion é um evento de moda de grande magnitude não só para a região do Boqueirão, mas para toda Curitiba e Região Metropolitana, com o envolvimento direto da comunidade, de empresários e diferentes setores da sociedade, com a parceria do poder público e da iniciativa privada. Estamos muito empenhados para que a edição deste ano esteja à altura da importância do evento”, disse Zeca Melo.

Organizado pela Regional Boqueirão, coordenada pela Secretaria de Governo Municipal (SGM), com produção da Prefeitura de Curitiba Fundação Cultural de Curitiba (FCC), o Boqueirão Fashion foi criado em 2017 com o objetivo de fomentar a cadeia criativa da moda a partir do segmento lojista de confecções estabelecido na Rua Bley Zornig – a rua temática da moda.

Evento o ano todo

Com o passar dos anos, o evento cresceu e ganhou tamanha importância que atualmente extrapola o calendário.

No próximo sábado, por exemplo, a partir das 9h, haverá a realização de um desfile de moda preparativo para o Boqueirão Fashion 2025 no auditório 2 da Rua da Cidadania do Boqueirão.

“São desfiles que têm mentoria de profissionais de mercado que fazem encontros aqui com os designers e, de certa forma, orientam a construção desse desfile, a pesquisa temática, a organização, a construção dos looks. Então, extrapola essa questão de ser um evento de desfile. É muito mais abrangente, afeta toda a região”, explicou Gabardo.

Casting de sonhadores

Para ter uma interação ainda maior com a comunidade, o Boqueirão Fashion vai fazer um casting com pessoas que têm o sonho de ser modelo. Antes de pisar na passarela, os candidatos passam por um curso que oferece orientações básicas sobre a profissão. De acordo com Júnior Gabardo, já existem três casos de moças que se tornaram modelos e estão trabalhando no exterior.

A exemplo da edição do ano passado, este ano o Boqueirão Fashion vai abrir a possibilidade para que profissionais que trabalham nos bastidores da moda possam fazer pequenos filmes entre um desfile e outro. Também está EM estudo convidar companhias de dança folclórica para mostrarem figurinos, como já ocorreu em outras edições do evento.

Outra proposta interessante que será mantida na edição deste ano é mostra Curitiba Mostra Moda. Trata-se de convidar marcas pequenas que estão começando no mercado. O evento funciona como uma grande vitrine para apresentação dos produtos.