A concessionarária de pedágio Arteris Planalto Sul anunciou nesta quarta-feira (27) que o km 147 – sentido sul da BR-116, em Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba, terá um desvio provisório na pista, que terá operação no sistema de pare e siga. A interrupção será para a concessionária dar sequência na obra de recomposição de talude de aterro no trecho. Estão previstas perfurações para execução de tirantes de concreto projetado para contenção na encosta, o que demanda movimentação de maquinário na pista sul e no acostamento.
Aproveitando segmento de terceira faixa existente, o desvio no sentido sul será do km 147+180 ao km 147+820 da pista norte, e o tráfego sentido norte ocorrerá através da faixa adicional. A previsão de operação do desvio é até dezembro.
A obra teve início em julho para evitar a ruptura do aterro, que teria impacto na pista. O investimento é de R$ 4,5 milhões, segudo a concessioária. Em caso de condições climáticas desfavoráveis, a operação de implantação do desvio será remarcada.