kevan
Kevan Gillies tinha 62 anos e foi o fundador da Tees Brazil, escola de treinamento em operações especiais em Almirante Tamandaré (Foto: Reprodução/ Instagram)

Faleceu nesta sexta-feira (19 de setembro) o britânico Kevan Gillies, que há décadas vivia em Curitiba. Ele havia anunciado há poucas semanas que estava se aposentando e encerrando as atividades da TEES Brazil, uma escola de treinamento em operações especiais que funciona em Almirante Tamandaré e foi fundada por ele há mais de 30 anos. Não foi informada a causa do óbito.

A nota de falecimento de Kevan foi divulgada nos Stories do Instagram pela TEES Brasil. “É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Kevan Gillies”, escreveu a página, prometendo mais informações sobre o velório para breve. O sepultamento está marcado para acontecer no Crematório Vertival, neste sábado (20), às 11h30.

A escola, cuja sigla significa Tactical Explosive Entry School (algo como Escola de Entrada Tática Explosiva), oferece cursos para policiais militares, CACs, atiradores e agentes de segurança, com treinamentos voltados para operações policiais e militares de alto risco. Até por isso, seu fundador era muito conhecido no meio policial.

Aposentadoria estava marcada

Em meados de agosto, a TEES Brazil anunciou que encerraria suas atividades em março de 2026. “Foram mais de 25 mil operadores treinados, em uma trajetória de pioneirismo, excelência e paixão pelo que fazemos. A nossa missão chega ao fim, mas o legado permanece! Agradecemos a todos os operadores e alunos que confiaram, treinaram e caminharam ao nosso lado”, anunciou a empresa nas redes sociais.

Poucos dias depois, o próprio Kevan apareceu num vídeo explicando os motivos para a despedida da escola. “Foi uma decisão difícil de tomar. Vamos encerrar um ciclo e iniciar outro: está na hora de eu me aposentar e descansar um pouco”, chegou a afirmar.