Tradicional ponto de referência para as pessoas que moram ou circulam pela Região Norte de Curitiba, o reservatório elevado do Bacacheri foi demolido para dar lugar às obras da estação elevatória que interligará os reservatórios de água tratada Tarumã, Bacacheri e Santa Cândida. No terreno, localizado na Rua Jovino do Rosário, também serão construídos mais um reservatório e prédio administrativo da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

 

O complexo trabalho para a demolição deve ser concluído até a próxima sexta-feira (10). A implosão não pode ser aplicada porque, na área, outras edificações estão sendo preservadas. A estrutura do reservatório em concreto, com 28 metros de altura, foi cortada em blocos e retirada com guindaste. Estes resíduos, somados aos dos pilares e das edificações, que também foram demolidas, como refeitório, escritório e vestiários, devem chegar a 220 m³ (440 toneladas). O material está sendo moído e vai ser reutilizado pela Sanepar, como base para assentamento de tubos em obras de expansão das redes de água e de esgoto, diz Felipe Canet, engenheiro responsável pela fiscalização dos serviços.

 

Outra ação de sustentabilidade adotada nesta obra é a reutilização das portas, janelas, telhas, madeiras e outros materiais, que serão usados em outras obras e doados para o Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense), que também vai receber toneladas de ferro, extraído do concreto moído.

 

Os serviços de limpeza devem ser concluídos até novembro deste ano. A obra da estação elevatória de água está prevista para ser iniciada no mês seguinte. A elevatória, com capacidade para 1.000 l/s, que deve entrar em operação em 2016, será utilizada para bombear água tratada para as regiões mais altas daquela parte da cidade.

 

PRÓXIMA ETAPA – Além da elevatória, a Sanepar construirá mais um reservatório, com capacidade para até 6.100 m³, o equivalente a 6,1 milhões de litros, e um prédio para atividades administrativas, com 3.800 m². Todas as obras devem ser concluídas até o ano de 2018, diz Sérgio Wippel, gerente da Unidade de Projetos e Obras para Curitiba.

 

As obras são para atender as necessidades atuais e futuras de água tratada. O planejamento é sustentado pelos estudos do Plano Diretor do Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC). Divulgado recentemente, o documento aponta, entre outras informações, as taxas de crescimento da população e o aumento da demanda de água. Os estudos têm horizonte até o ano 2040.

 

HISTÓRICO – O reservatório elevado do Bacacheri era do tipo Hintze, com capacidade para acumular 200 m³ (ou 200 mil litros) de água. Foi construído pela Sanepar na década de 1970, numa área de aproximadamente 6 mil m². Neste terreno também foi construído o reservatório semi-enterrado, com capacidade para 9 milhões de litros de água tratada, que continuará em operação.