Este sábado (27) transformou o calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba. O local por onde milhares de pessoas circulam diariamente se transformou em palco e pista de dança a céu aberto, com a atração do Festival Primavera Curitiba.
Em frente ao chafariz da Galeria Ritz, famílias de diferentes bairros da capital e turistas se reuniram para assistir a um trecho de balé clássico e, logo depois, dançar ao som do forró do grupo curitibano Xique Xique.
(Fotos: Cido Marques/FCC)
As apresentações do Festival Primavera Curitiba, promovido pela Prefeitura, através da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), seguem até o dia 12 de outubro, em diferentes parques. Nos dois próximos sábados, haverá apresentações na XV, nesse mesmo palco, a partir das 11h.
A programação do Festival Primavera integra as iniciativas do projeto Curitiba de Volta ao Centro, de redesenvolvimento da região central.
O evento gratuito na XV surpreendeu quem passava pelo Centro e também atraiu quem se programou especialmente para curtir a programação. A primeira apresentação foi um trecho pas de deux do espetáculo O Quebra-Nozes, apresentado integralmente no Natal de Curitiba. Depois quem subiu ao palco foram os músicos do Forró Xique Xique, fazendo público dançar.
Entre eles estava o professor de música Fábio de Lima, morador do Pilarzinho, que levou a filha Maia para aproveitar a manhã cultural pelo bairro. “Estou achando incrível essa programação do Festival Primavera. Já tínhamos ido ao Parque Barigui na semana passada e hoje viemos aqui também, as bandas estão ótimas e há bastante atração para as crianças, o que é importantíssimo”, afirmou Fábio.
Camila Lima e a filha Celina, de quatro anos, fizeram questão de aproveitar o festival. “Estamos participando de tudo, porque acho muito importante proporcionar essa experiência cultural para as crianças. O festival é um presente para Curitiba, com tantos eventos gratuitos e de tanta qualidade”, disse Camila, que aproveitou a Fotocabine disponibilizada ao lado do palco para levar uma lembrança do festival.
Boa surpresa
De Umuarama (PR), as turistas Cláudia e Bruna Perpétuo, mãe e filha, estão em Curitiba exatamente para aproveitar a programação cultural da capital. Elas vieram juntas para o show de Ana Castella e acabaram surpreendidas pela apresentação no calçadão. “A gente se deparou com o balé e foi uma surpresa maravilhosa. Já viemos para o Festival de Inverno recentemente e agora topamos com o da Primavera”, destacou Cláudia.
Já a curitibana Kaline Nascimento, moradora do Xaxim, levou a filha Olívia especialmente para a Rua XV. “Sempre gosto de participar das coisas culturais da cidade. Hoje conseguimos chegar para aproveitar a programação no centro”, contou.
Fotocabine
(Foto: Cido Marques/FCC)
Ao lado do palco, no calçadão, uma fila se formou na Fotocabine. O público aproveitou para registrar em imagens uma lembrança do festival. A Fotocabine, uma kombi adaptada pelo fotografo Julin Polydoro para ocasiões especiais e eventos, foi contratada pela Fundação Cultural de Curitiba como um presente para as pessoas que forem curtir o Festival.
Neste sábado e domingo (27 e 28/9), o Festival Primavera Curitiba também tem um grande palco no Parque Bacacheri, com atrações das 13h às 18h, para toda a família. O evento segue até o dia 12 de outubro, com atividades em parques, ruas e praças, reunindo música, dança e teatro em diferentes pontos da cidade.