00446104
Funcionários da empresa contratada pela Prefeitura realizam a limpeza no entorno do Mercado Municipal – Curitiba, 10/05/2024 – Foto: Daniel Castellano / SMCS

A limpeza de regiões centrais de Curitiba pela Prefeitura continua. Nesta sexta-feira (10/5), a região do Mercado Municipal (Av. Sete de Setembro, 1865, Centro) recebeu a limpeza completa de calçadas, realizada pelas equipes da Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Os trabalhos desta sexta começaram às 7h e passaram pelo calçadão da Rua XV de Novembro, os arredores da Catedral Basílica de Curitiba, na Praça Tiradentes, e pelo Largo da Ordem, além do Mercado Municipal.

“Essas limpezas são tão importantes que acontecem todos os dias. Quando nós chegamos cedo, antes da limpeza, nós observamos uma situação que a população não vê durante o dia, quando está tudo mais limpo. É um trabalho muito necessário”, conta o funcionário da loja do Mercado Municipal La Violetera, Eduardo Nascimento.

Nos arredores do Mercado Municipal, os trabalhos foram realizados com dois caminhões-pipa e um total de 15 mil litros de água de reúso (não potável), além de detergentes neutros e vassourões.

Cuidado com o Centro

A limpeza das calçadas é mais um exemplo do zelo que a Prefeitura de Curitiba tem pela manutenção da cidade. Os pontos que recebem esse tipo de limpeza são calçadas da região central, onde há grande circulação de pessoas, e os chamados pontos de uso inadequado, utilizados por alguns para fazer necessidades fisiológicas.

“Essas são regiões com muito movimento de pessoas, então há bastante sujeira, por isso é importante que limpem as calçadas. O resultado também é muito bom, torço para que nunca parem de fazer isso”, afirma a funcionária da loja Box Verde, Bruna Souza.

Rotina diária

De acordo com o diretor de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edelcio Marques dos Reis, a limpeza especial dos calçadões é um serviço complementar ao trabalho manual de varrição.

“Já temos mapeados os locais com focos de uso inadequado, ou seja, utilizados pelas pessoas para fazer necessidades fisiológicas. São pontos que recebem a limpeza especial com desinfecção para remover esses detritos das calçadas”, explicou Reis.