Primavera chega com virada no tempo e Paraná terá frio ade 4ºC nesta primeira semana da estação. (Pedro Ribas/SMCS)

Calor com temperaturas na casa dos 30ºC, em Curitiba, e 36ºC no Noroeste e Oeste do Paraná, marca o fim do inverno neste final de semana no Estado. E a primavera, conhecida por mudanças extremas em pouco tempo, chega causando e promete uma queda de temperaturas já nesta primeira semana da estação, resultado de um ciclone extratropical.

Leia mais:

No Paraná, por exemplo, há previsão de manhãs geladas com 4º de mínima para General Carneiro e Inácio Martins, 7ºC para Ponta Grossa e 8ºC para Curitiba.

Os dados são do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) que sinalizam uma estação sob influência do fenômeno La Niña. Sob a influência, a tendência é de que ocorra a redução da temperatura de águas marítimas. Com isso, há a formação de frentes frias, entre outras consequências.

Conforme a Climatempo, o inverno já chega ao fim com a formação de uma forte frente fria e um ciclone extratropical. Por isso, a virada do inverno para a primavera será com temporais e queda da temperatura acentuada no centro-sul do Brasil.

A previsão é de que o sistema esteja completamente formado na noite do dia 20 de setembro e avance pelo Sul do Brasil e para o Mato Grosso do Sul durante o domingo, 21 de setembro.

Paraná tem alerta de tempestades e frio

No Paraná, a aproximação dessa frente fria pode causar chuvas já neste final de sábado, 20. O dia fica bem abafado em todas as regiões paranaenses, com os termômetros registrando perto de 36ºC entre o Oeste e o Noroeste.

Faz calor em todos os setores, com vento norte se intensificando entre o final da manhã e tarde. Pancadas de chuvas isoladas são previstas no período de maior aquecimento, principalmente na divisa com Santa Catarina (Sudoeste e Centro-sul do Paraná).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou nesta manhã de sábado, 20, um aviso para tempestades. O alerta amarelo é para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo.

Condições do tempo no Paraná 48h

No domingo, há o avanço da frente fria pelo Paraná. Nestas condições o risco de tempestades é bem elevado em todas as regiões. Além de chuva, raios e ventos fortes, há possibilidade também para ocorrência de granizo.

Chuvas mais expressivas ocorrem inicialmente entre o Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, mas se espalham para os demais setores ao longo do dia.

Frio atípico no Paraná

A massa de ar frio de origem polar associada a esta frente fria derruba a temperatura em parte do Sul do Brasil no domingo, 21 de setembro. No entanto é na segunda-feira, 22 de setembro, que o resfriamento será mais acentuado no Sul e em parte de Mato Grosso do Sul.

Temperaturas abaixo dos 10°C devem ser observadas no Sul do Brasil e não se descarta a chance de formação de geada nas áreas mais elevadas das serras da região.