Calor no Paraná: veranico chega e temperaturas ultrapassam 30°C

O fenômeno é resultado de um bloqueio atmosférico que se estabelece sobre o interior do Brasil

Lívia Berbel
Dia do Sol em Curitiba.
Foto: José Fernando Ogura

Dia do Sol em Curitiba. Foto: José Fernando Ogura/AEN

Os dias do frio estão com os dias contados no Paraná. A partir deste domingo (17), as temperaturas começam a subir graças a um bloqueio atmosférico que se forma no Sul do país. O estado entra oficialmente em um período de veranico a partir desta quarta-feira (20).

A previsão indica dias seguidos de sol forte, calor acima da média e ar ainda mais seco. O fenômeno deve se estender até o dia 25 de agosto, segundo a Climatempo.

Neste domingo (17), o amanhecer ainda foi marcado por nebulosidade baixa no Centro-Sul, Sudeste, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba, com possibilidade de restrição de visibilidade. Entre a Serra do Mar e o litoral houve registro de chuviscos ocasionais. A tendência, porém, é de dissipação das nuvens ao longo da manhã e predomínio do sol em todas as regiões do estado.

As temperaturas já começaram a subir: as máximas passam dos 20 °C em todo o Paraná, podendo chegar a 30 °C em municípios do Oeste, Noroeste e Norte. Em Curitiba, os termômetros devem variar entre 28 °C e 30 °C durante o período de veranico.

Verenico: bloqueio atmosférico traz calor de volta

O fenômeno é resultado de um bloqueio atmosférico que se estabelece sobre o interior do Brasil. Com a mudança na direção dos ventos, massas de ar quente vindas do Norte e Nordeste passam a predominar, favorecendo tardes ensolaradas e com calor intenso.

No Centro-Oeste, os termômetros devem atingir entre 38 °C e 40 °C em estados como Mato Grosso e Goiás. Já no interior de São Paulo e no Norte e Noroeste do Paraná, as máximas variam entre 33 °C e 35 °C.

Segundo a Climatempo, este será o terceiro veranico de 2025, com temperaturas cerca de 3 °C a 5 °C acima da média climatológica para o mês de agosto.

Alerta para tempo seco

Além do calor, a umidade relativa do ar deve cair ainda mais. No período de maior aquecimento, os índices variam entre 30% e 40% em setores do Oeste, Noroeste e Norte do Paraná, bem abaixo do ideal recomendado pela Organização Mundial da Saúde (60%).

O Inmet mantém alerta amarelo para baixa umidade no estado, e o Simepar reforça a previsão de tempo aberto, com chance de chuviscos ocasionais apenas no litoral e no leste do Paraná.

Do frio ao calor em poucos dias

O contraste chama a atenção: enquanto nesta sexta-feira (15) a menor temperatura registrada no estado foi de 5,1 °C em Cerro Azul, no Vale do Ribeira, já nos próximos dias os termômetros podem passar dos 35 °C em cidades do Norte e Noroeste.

Assim, depois de uma primeira quinzena de agosto marcada pelo frio intenso, o Paraná se prepara para uma semana de calor típico de verão em pleno inverno.