
A onda de calor que toma conta do Sudeste também tem deixado o tempo bastante quente e abafado no Paraná. Tanto que entre as 100 mais altas temperaturas do País registradas, três foram no Estado. Os dados desta terça, 21, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), colocam Morretes, no Litoral do Paraná como o 26º lugar mais quente com registro de 38,8ºC.
Leia mais
Foz do Iguaçu, com 35,4ºC e Marechal Cândido Rondon , com 34,9ºC completam o trio de ‘fornos’ paranaenses, conforme medição do Inmet. O forte calor não tem cedido nem mesmo com as pancadas de verão registradas no Estado, que tem amanhecido com temperaturas acima ou muito próximas dos 20ºC, como mostra a tabela das mínimas registradas nesta manhã de quarta, 22, pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Sensação térmica passa dos 50 graus
De acordo com os dados do Simepar, a sensação térmica nesta terça, 21, ficou bem acima das máximas registradas. Em Antonina, a sensação foi de 45,8ºC, Guaratuba de 38,8ºC, e Guaraqueçaba chegou a 52,1ºC.
Em Curitiba, a máxima quase chegou aos 30ºC, com 29,8ºC. Para esta quarta, a previsão é de máxima de 27ºC.
Confira como fica o calor no Paraná nesta quarta:

Alerta de temporal no Paraná
Por conta do forte calor, o Paraná está com um alerta para risco de temporais emitido pelo Inmet, válido até esta quinta, 23. Podem ocorrer chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo.
O calor e a chuva devem permanecer durante o restante do mês de janeiro, segundo previsão do Simepar. A frente fria que chegou ao Paraná é resultado de um ciclone extratropical que se formou no no mar na segunda-feira, 20, entre a costa do Uruguai e do Rio Grande do Sul.