18catedral
Catedral de Cascavel será iluminada na quarta (dia 20) pela homenagear os biomédicos. Foto: CRBM6

A Câmara Municipal de Cascavel fará uma sessão solene nesta terça-feira (19/11), às 19h, em homenagem ao Dia do Biomédico; que é celebrado anualmente em 20 de novembro. A iniciativa é do vereador Edson Souza (MDB) e do Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6).

Na ocasião, três biomédicos de Cascavel e que são precursores em suas áreas de atuação serão homenageados: Bruno A. Herrera de Souza, delegado regional do CRBM6 e que atua na área da saúde municipal; Raphael Sahd, primeiro tesoureiro da entidade e um dos responsáveis pela inclusão dos profissionais de saúde no quadro de servidores da Prefeitura Municipal de Cascavel; e Leomar Zanferino, presidente do Sindicato dos Biomédicos do Paraná.

Catedral iluminada

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida de Cascavel ficará iluminada na cor verde, no dia 20 de novembro (quarta-feira) para homenagear os biomédicos.

A cor verde representa a esperança, a liberdade, a saúde e a vitalidade. Essa iluminação em Cascavel acontece desde 2022. O mesmo gesto também será realizado em Curitiba, Londrina, Maringá e Paranavaí.

Números

No Paraná são 5.902 profissionais biomédicos. Em todo Brasil, são 142.088 profissionais que atuam em mais de 30 áreas de saúde.

“A graduação de biomedicina é uma das *mais procuradas atualmente em todo Brasil. No Paraná, os cursos são ofertados em mais de 50 instituições de ensino superior espalhadas por Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Campo Mourão, Apucarana, Foz do Iguaçu, Araucária, Guarapuava, Ivaiporã e Assis Chateaubriand”, observa o presidente do CRBM6, Thiago Massuda.

“O curso de biomedicina foi o segundo colocado na lista de inscritos e com a maior relação candidato/vaga, no vestibular 2025 da Universidade Federal do Paraná (UFPR)”, complementa Massuda.

Valorização

A sessão solene e a iluminação da Catedral de Cascavel fazem parte de uma série de homenagens que o Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região está organizando em todo estado, em virtude do Dia do Biomédico; que é celebrado em 20 de novembro.

Em parceria com a ala júnior, a entidade já realizou um congresso acadêmico em Curitiba. O CRBM6 também fará o tradicional Jantar do Biomédico – que neste ano ocorre no dia 22 de novembro, na capital paranaense. Ainda haverá uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná, no dia 25 de novembro.

“Estamos organizando tudo de forma muito transparente, de modo a honrar nosso lema de trabalho e diálogo”, complementa a vice-presidente da entidade, Daiane Camacho.

A programação completa de eventos pode ser conferida nas redes sociais do CRBM6 e também pelo site www.crbm6.gov.br

Sobre o CRBM6

O Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6) é uma Autarquia Federal com jurisdição no Estado do Paraná.

A entidade é formada por 5.902 profissionais. A sede fica em Curitiba e as delegacias regionais estão em Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, União da Vitória, Guarapuava, Umuarama, Guaíra e Ponta Grossa.

Os biomédicos atuam em mais de 30 atividades ligadas à saúde tais como acupuntura, análises clínicas e ambientais, bromatológicas [avalia a qualidade dos alimentos], auditoria, banco de sangue, biofísica, biologia molecular, bioquímica, citologia oncótica, embriologia, estética, farmacologia, fisiologia, genética, hematologia, histologia, imunologia, imagenologia, informática da saúde, microbiologia, microbiologia de alimentos, monitoramento neurofisiológico transoperatório, parasitologia, patologia, perfusão, psicobiologia, radiologia, reprodução humana, sanitarista, saúde pública, toxicologia, virologia e outras áreas.