Imagens das câmeras de segurança do restaurante Las Tablas e dos vizinhos, no bairro Batel, em Curitiba, revelam que um homem iniciou o incêndio no estabelecimento na madrugada do dia 20 de julho. Por volta das 4 horas, um homem vem andando sozinho pela rua, aproxima-se do restaurante segurando uma sacola, chega em frente ao local, despeja um líquido, acende e joga um fósforo, sem sucesso, e depois retorna e joga um material já em combustão. Rapidamente o fogo começa a se alastrar e o homem segue andando calmamente pela rua.

De acordo com o sócio-fundador do Las Tablas, Luciano de Pauli, até o momento não há qualquer suspeita sobre a identidade do criminoso. “Todas essas imagens já estão com os órgãos responsáveis e a Delegacia de Explosivos, Armas e Munição investiga o caso e está em busca pelo homem que aparece nas imagens”.

O premiado restaurante de carnes argentinas que foi alvo do crime tem quase 10 anos de atividade interruptas no mesmo local. Inaugurado em 2013, o restaurante chamava-se Corrientes 348 e desde o início de 2018 ganhou o nome de Las Tablas, mantendo os mesmos sócios e o cardápio com destaque nas carnes nobres argentinas feitas na autêntica parrilla porteña. “A rotatividade da nossa equipe é muitíssimo baixa, os clientes são muito fiéis e nunca tivemos qualquer processo que envolvesse clientes”, disse de Pauli. “Estamos em estado de choque e não temos nenhuma suspeita de quem possa ter cometido esse crime”, completou.

Entenda o caso

Na madrugada do dia 20 de julho, um incêndio destruiu parte do salão e área externa do restaurante de carnes Las Tablas, no Batel. O estabelecimento já estava fechado e vazio quando ocorreu o incidente e não houve feridos. Quando o alarme foi disparado, por volta das 4h, a equipe de segurança acionou o Corpo de Bombeiros que controlou o fogo rapidamente. A primeira hipótese da causa do incêndio era um curto-circuito, o que já foi descartado após o acesso às imagens das câmeras de segurança.

Solidariedade

A Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) e a Federação das Empresas de Hospedagem, Gastronomia, Entretenimento e Similares do Paraná (FETURISMO) prestaram solidariedade aos proprietários do restaurante Las Tablas, na madrugada do último dia 20 de julho. “Os empresários do setor estão cansados de passar por estas situações que são aterrorizantes”, disse o presidente Fábio Aguayo. O fato não é isolado, está acontecendo sempre no nosso setor, diz Aguayo. “Precisamos de apoio do poder público, dar penas exemplares. Da forma que está, só agrava a situação no dia a dia dos empresários que estão lutando depois da pandemia para sobreviver e estas cenas lamentáveis”, ressaltou.  O presidente da Abrabar e FETURISMO destacou que o cidadão, “não sei se pode ser chamado de cidadão”, originou uma situação que poderia colocar em risco a vida de outras pessoas. “Reafirmamos a sorte que o estabelecimento estava fechado, mas os prejuízos, não só emocionais e financeiros, são graves para todos nós da categoria”, concluiu.