Caminhada contra fim das escolas especializadas no Paraná reúne dezenas de pessoas em Curitiba

Ana Ehlert
1000278091

Caminhada contra fim das escolas especializadas no Paraná reúne dezenas de pessoas em Curitiba. (Luís Pedrucco)

A Caminhada em Defesa das Escolas Especializadas no Paraná reuniu dezenas de pessoas nesta manhã de quarta, 20. Elas marcharam da Praça Tiradentes, local da concentração no Centro de Curitiba, até a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico.

Leia mais:

A manifestação foi marcada para esta quarta, mesmo dia em que a Assembleia Legislativa do Paraná, realiza audiência pública “10 Anos do Estatuto da Pessoa com Deficiência e os impasses da ADI 7796: Desafios, perspectivas e o Futuro da Educação Inclusiva”.

O secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, participará da mobilização, reforçando o apoio institucional do Governo do Estado às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e à continuidade das políticas públicas voltadas à educação de pessoas com deficiência.

A ação busca chamar a atenção para futuros resultados da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7796), que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e pode comprometer a vigência das leis estaduais nº 17.656/2013 e 18.419/2015, fundamentais para o funcionamento das escolas especializadas no Paraná.

O evento é organizado pelos deputados estaduais Alexandre Curi e Pedro Paulo Bazana, com apoio da Federação Brasileira das Instituições de Reabilitação (Febiex) e da Federação das Apaes do Paraná.