O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, 22 de julho, realizada a 3ª Caminhada do Meio Dia. Ao todo, 173 cidades do Paraná participarão do ato que tem como meta promover a conscientização e prestar uma homenagem em memória das vítimas de violência contra a mulher.
Leia mais:
A mobilização é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), como parte da campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio, e contará com a presença de instituições, organizações sociais, entidades e lideranças locais e religiosas.
Caminhada contra feminicídio na terça
Em todas as cidades participantes, a concentração para a mobilização está marcada para as 11h, com o início da caminhada às 12h. O objetivo do ato é reunir todos os entes da sociedade engajados na prevenção, enfrentamento e combate a todas as formas de violência contra as mulheres. O mapa com todos os municípios pode ser acessado neste link.
A Semipi recomenda que os participantes vistam roupas brancas, simbolizando a paz e o compromisso com uma sociedade livre de qualquer forma de violência contra as mulheres.
- Com investimento de R$ 231 milhões, Paraná tem 11 maternidades em obras
- Paraná recebe em agosto título de Estado Amigo da Pessoa Idosa nos Estados Unidos
Programação da Caminhada do Meio-dia
As principais cidades do Estado já estão com a programação confirmada para o ato. Em Curitiba, a caminhada terá concentração na Praça Santos Andrade, no Centro, com percurso pela Rua XV de Novembro, finalizando na Praça Osório.
Em Londrina, o ponto de concentração é a Catedral Metropolitana. Em Maringá, a saída da caminhada está marcada para acontecer em frente ao Paço Municipal. Em Cascavel, a mobilização acontece na Avenida Brasil, na esquina com a Rua Sete de Setembro, em direção à Catedral Nossa Senhora Aparecida.
Em Foz do Iguaçu, o ponto de encontro é a Praça do Mitre, com a caminhada em direção à Praça da Paz, e em Guarapuava o ato começará na esquina das ruas Saldanha Marinho e XV de Novembro.
Os municípios que ainda não aderiram ao ato, podem fazer a inscrição junto à Semipi neste link. Por enquanto, o número de municípios participantes é 67% ao registrado em 2024, quando 103 cidades tiveram atos de conscientização.
Dia estadual Contra o Feminicídio
A data de 22 de julho foi escolhida em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, em Guarapuava. O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio foi estabelecido pela lei 19.873/2019, sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.