Campanha do Agasalho de Curitiba arrecada 58 mil peças, mas 31% não podem ser usadas

SMCS

Ricardo Marajó/FAS

A Campanha do Agasalho Doe a Boa ganhou o coração dos curitibanos. Desde que foi lançada, em 20 de maio, arrecadou 57.894 peças de agasalhos, calçados, roupas de cama e cobertores para serem doados a pessoas que são atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS). Mas ainda é preciso melhorar a qualidade das peças.

Das doações que chegaram ao Disque Solidariedade, serviço da FAS que faz a coleta, a separação e a distribuição das peças, 17.969 (31%) foram consideradas inservíveis e não podem ser encaminhadas para quem tanto precisa. São roupas rasgadas, manchadas e sujas. Os calçados não podem ser usados por estarem furados, sem sola ou por até mesmo porque o doador encaminhou apenas uma unidade do par.

“Curitiba é uma cidade fria e úmida e, por isso, precisamos de agasalhos para aquecer as pessoas em situação de vulnerabilidade social. E tão importante quanto doar é que as peças tenham condições de uso”, explica o presidente da FAS, Thiago Ferro.

Falta roupa masculina
A maior necessidade é por agasalhos masculinos para atender principalmente a população em situação de rua, formada na maioria por homens (91%). Eles recebem as roupas nas unidades da FAS, onde podem fazer a higiene e dormir.

As doações são distribuídas também às famílias atendidas nos 39 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e em unidades do município que oferecem abrigo para crianças, mulheres, homens e idosos.

De todas as roupas doadas à Campanha do Agasalho – pela população e também por empresas -, apenas 7.623 são para homens. A maioria (27.878) é para mulheres e crianças. Também foram arrecadados 2.327 pares de calçados e 2.099 roupas de cama, como cobertores, toalhas e lençóis.

As peças descartadas são repassadas para o programa EcoCidadão, que reúne cooperativas que trabalham com reciclagem.

Parceiros
A Doe a Boa tem hoje 150 pontos de coleta espalhados por toda a cidade. Eles estão nas Ruas da Cidadania, prédios públicos, empresas parcerias e comunidades religiosas.

Entre os parceiros estão Rede Massa, Supermercados Condor, Electrolux, Havan, Effex, Fábrica de Comunicação, Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e o Núcleo de Pastores formado pela Comunidade Alcance de Curitiba, Igreja de Deus do Campo Comprido, Vitória Comunidade Cristã e Comunidade Cristã de Curitiba.

Conheça mais sobre a Campanha Doe a Boa e onde encontrar os pontos de coleta no site www.doeaboa.com.br.