cigarro-eletronico
Cigarro eletrônico traz riscos à saúde (divulgação)

Este sábado (31) é marcado pelo Dia Mundial sem Tabaco. Para aproveitar a data, uma campanha foi lançada ontem pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Cigarros eletrônicos e aditivos: sabores e aromas que promovem e perpetuam a dependência de nicotina, é o tema da campanha.

A proposta da campanha é informar o público sobre os malefícios dos produtos de tabaco e nicotina que, muitas vezes, apresentam características no intuito de se tornarem mais atrativos para crianças e adolescentes.(Abr)

“O dia de hoje não é um dia menor. Não é um dia para a gente celebrar nada porque temos muita luta ainda, muito trabalho para salvar vidas, para impedir que essa situação acometa tanto a saúde das pessoas, com tanto impacto nos sistemas nacionais de saúde do mundo como um todo”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

“Mas é sempre um dia para dar muita visibilidade, para que a gente possa retomar energia, trocar experiências, ver o que está acontecendo de certo no mundo”, disse, ao se referir ao uso de dispositivos eletrônicos como um novo desafio na luta contra o tabaco.

“Quando a gente compara o uso desses dispositivos aqui no Brasil e em países que liberaram a utilização e tentaram regulamentar de alguma forma, chega a ser quatro, cinco, seis vezes maior, proporcionalmente, a utilização”, alertou.