Campanha reforça necessidade de medir a pressão arterial

Ontem, uma ação foi para as ruas de Curitiba e abordou motoristas em posto de combustível

Redação Bem Paraná

Valquir Aureliano - Abordagem de motoristas em posto de combustu00edvel para u201ccalibraru201d a sau00fade

Para alertar a população dos riscos da pressão alta, a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) lançou ontem, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, a campanha Meça sua Pressão. A iniciativa visa a informar e orientar sobre a importância de fazer a aferição regular da pressão arterial e de como prevenir a doença. São consideradas hipertensas pessoas com pressão arterial maior que 140/90 mmHg, mas, de acordo com a nova diretriz americana, esse parâmetro já baixou para 130/80 mmHg.
“A hipertensão arterial é uma doença silenciosa, pois não causa sintomas e é progressiva. Atinge homens e mulheres e 32,5% dos brasileiros sofrem com ela”, explica a enfermeira Grazia Guerra, coordenadora da campanha, que contará com programação extensiva na capital paulista. A campanha da vse estende até 17 de maio. Em Curitiba, a hipertensão atinge pelo menos um quarto dos moradores da cidade.
Calibrar a pressão
Ontem, enfermeiros do Hospital São Vicente abordaram os motoristas que pasaram no Auto Posto São Vicente (na esquina da Vicente Machado com a Brigadeiro Franco) para aferir a pressão arterial. A ação fez parte das atividades pelo Dia de Combate à Hipertensão Arterial e a escolha do posto como local de abordagem foi para combinar com o mote “Enquanto abastece seu carro, que tal calibrar sua saúde? 12×8”.
“Normalmente a doença é assintomática, por isso a importância das campanhas de verificação de pressão arterial. ”, afirma o cardiologista do Hospital São Vicente, Rubens Zenóbio Darwich, reforçando a necessidade de se procurar uma consulta médica com frequência para prevenir a hipertensão e outras doenças.