
O distrito de São Luiz do Purunã, em Balsa Nova, na Grande Curitiba, pode se tornar a nova Campos do Jordão do Paraná. Localizada a 45km da capital do Paraná, a cidadezinha está em uma área rural, com vegetação densa, cachoeiras, rios e passeios históricos gastronômicos. Para aproveitar o turismo local, o Bem Paraná separou um roteiro para quem quiser conhecer o novo destino do frio.
Por que São Luiz do Purunã pode se tornar a nova Campos do Jordão?
Em 2024, o governo do Paraná anunciou que o distrito passaria por melhorias no turismo. O governo instituiu um grupo de trabalho (GT) para estudar e implementar mudanças com foco no desenvolvimento sustentável da cidade.
A mudança foi movida por uma visita do governador Ratinho Junior ao distrito. Fazem parte do grupo de estudo o Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest); secretarias estaduais da Infraestrutura e Logística, Turismo e Cidades; Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná); e Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep).



Na época, o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos fez a referência à cidade no interior de São Paulo, Campos do Jordão. A cidade é conhecida pelo clima frio, construções com influências europeias, os chocolates e a gastronomia da cidade. No inverno, chega a atrair 1,5 milhão de pessoas e é nela que São Luiz do Purunã se inspira para a mudança.
São Luiz do Purunã: um destino de inverno, mas também de verão
A Campos do Jordão do Paraná está localizada em meio à Escarpa Devoniana do Paraná. Uma região com campos naturais e paredões de pedra. Ela fica na divisa entre o Primeiro Planalto de Curitiba com o Segundo Planalto de Ponta Grossa.
Por estar nessa região, a cidade é conhecida pelo clima de frio, principalmente nas estações de outono e inverno. Além disso, a região também guarda parte da história, já que tropeiros do Rio Grande do Sul passavam por ali no século XVIII.
Mesmo com o clima frio, um dos grandes atrativos da região são as cachoeiras e os passeios à cavalo. Ou seja, é um bom local para descansar durante o verão também.
Passeios e gastronomia em São Luiz do Purunã
Um dos passeios mais conhecidos de São Luiz do Purunã é a cavalgada. Seja pelas raízes dos tropeiros ou pelo gosto da população, muitos locais oferecem o passeio. Um deles é o RANCHO CTML. Os passeios podem ser longos ou mais curtos, a depender da reserva, que podem ser feitas aqui.
Outro passeio é visitar as cachoeiras da região. A Cachoeira do Alemão no Recanto dos Arcos é uma das mais conhecidas.



Para quem prefere a parte gastronômica da viagem, a cidade está cheia de bistrôs, locais para cafés e picnics. A Chácara Kiwi da Serra é uma das que oferece café colonial, além do passeio da colheita e florada dos kiwis. A visita pode ser feita mediante reservas aqui.
Um dos bistrôs mais conhecidos é a Casa Amarela, um bistrô de campo. O bistrô tem desde café da manhã até jantares.


Outra opção é o Restaurante Panela Velha, dentro da Pousada Parque São Luiz do Purunã, que serve almoços. No segundo domingo do mês, o restaurante serve a famosa costela no fogo de chão.
Onde ficar a como chegar
No distrito perto de Curitiba, há muitas pousadas para quem procura um lugar para descansar. Elas vão desde hotel fazenda até casas de campo, pousadas e mais.
Um dos hotéis mais conhecidos é o Hotel Fazenda Cainã, que é conhecido por ser de alto padrão. As diárias, por exemplo, estão a partir de R$2 mil. O hotel é pioneiro na região, existe desde 1993.
Outra opção é aproveitar os Airbnb ‘s da cidade. A Fazenda Cerro do Puruna é uma das locações mais conhecidas e tem uma avaliação alta, com 4,94 de nota.


Saindo do Centro de Curitiba, basta pegar a BR-376 sentido Campo Largo. A viagem dura cerca de 50 minutos a 1 hora, dependendo do dia e do trânsito.