Canaleta de ônibus da Sete de Setembro, em Curitiba, terá novo trecho em obras em breve

Nesta terça a licitação para os serviços recebeu 15 propostas

Mario Akira com Ascom PMC
canaleta sete de setembro

Curitiba publica edital para obras do Lote 2.3 do BRT Leste-Oeste (Divulgação/PMC)

A requalificação da canaleta de ônibus do eixo estrutural do BRT Leste/Oeste, teve mais uma fase nesta terça-feira (24). A Prefeitura de Curitiba recebeu propostas de 15 empresas interessadas na execução das obras do Lote 2.3 do projeto.

Ao todo, sete propostas cumpriram os requisitos de habilitação previstos no edital e foram consideradas válidas. A próxima etapa do certame será a análise da documentação da empresa com melhor classificação.

O menor lance da disputa foi de R$ 43,6 milhões, valor que representa um desconto de 4,3% em relação ao teto do edital (R$ 45,58 milhões). A concorrência pública segue o critério de menor preço, conforme definido na Concorrência Eletrônica nº 001/2025-SMOP/OPP-NDB.

O trecho contemplado pelo Lote 2.3 abrange as canaletas exclusivas da Avenida Sete de Setembro, desde a Avenida Marechal Floriano Peixoto até a Rua Mariano Torres, no Centro, e segue pela Avenida Presidente Affonso Camargo até a Rua Zeila Moura dos Santos, no bairro Cristo Rei. O projeto também prevê a reforma e ampliação das estações-tubo Eufrásio Correia, Mariano Torres e Rodoferroviária.

Veja os serviços programados na canaleta

Entre os serviços programados estão a execução de pavimento de concreto para o tráfego de ônibus biarticulados, requalificação das vias lentas, adequações de calçadas e faixas de pedestres, modernização da iluminação pública, implantação de ciclovias, melhorias no sistema de drenagem, paisagismo e sinalização viária.

As obras permitirão a passagem do novo Ligeirão Leste/Oeste e a realização de ultrapassagens de ônibus em pontos do trajeto. Entre as intervenções previstas estão o desalinhamento das estações na Eufrásio Correia, a ampliação da estação Rodoferroviária e o alargamento da canaleta em frente à estação Mariano Torres.

BRT Leste/Oeste
Financiado pelo New Development Bank (NDB), o projeto BRT Leste/Oeste faz parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, que vai requalificar mais de 20 quilômetros de infraestrutura de transporte coletivo. A iniciativa inclui a modernização de 34 estações, a construção de dois novos terminais e a preparação do sistema para a operação de ônibus elétricos.