10luisiana
Louisiana Guimarães: pesença em curso de referência sobre prevenção e combate a incêndios florestais no Chile. Foto: CBMPR

A capitã Luisiana Guimarães Cavalca, do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), foi selecionada para participar do “Curso Internacional de Protección Contra Incendios Forestales”. O Paraná e o Rio de Janeiro aparecem como os primeiros estados do Brasil a ter representantes de corporações de bombeiro militar no curso. A seleção, coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, baseou-se na análise de currículos, planos de ação e certificações específicas.

A atividade está a cargo do governo do Chile, em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Chile (AGCID) e a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA). A capacitação, referência nas Américas, reúne especialistas de 11 países latino-americanos e visa aprimorar estratégias de prevenção e resposta a incêndios florestais.

“Eu me sinto honrada por ter sido escolhida para fazer o curso e representar o Brasil, mostrando também ações que já fazemos aqui e podendo entender outras realidades e vivências na América Latina”, afirma a capitã Luisiana.

Referência

O curso, com duração de três meses, iniciou em 25 de setembro e termina em 3 de dezembro. As aulas acontecem no idioma espanhol, de forma online e também presencial, com 10 dias de imersão dos alunos no Chile. Entre os temas abordados estão origem e comportamento do fogo, prevenção e mitigação de danos, planejamento da proteção florestal e resposta a emergências ambientais.

A capacitação tem condução da Corporación Nacional Forestal (CONAF), órgão chileno responsável pelo manejo e proteção dos recursos florestais e parques nacionais. O Chile aparece como um dos países mais avançados na gestão e no controle de incêndios florestais na América Latina. Possui estrutura e experiência em eventos climáticos de grande magnitude, como incêndios e terremotos.

Paraná em destaque

A participação da capitã Luisiana reforça o protagonismo do Paraná na área de prevenção a incêndios florestais e o compromisso do CBMPR com a formação contínua de seu efetivo. O conhecimento adquirido por ela terá redirecionamento para planos e ações no Estado já a partir de 2026. Isso fortalece a atuação da Câmara Técnica de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais.

“O Chile é referência mundial nesse tipo de ocorrência. Essa oportunidade vai nos permitir trazer novas técnicas e perspectivas, adaptando boas práticas internacionais à nossa realidade. É um passo importante para aprimorar as estratégias de prevenção, resposta e mitigação de danos ambientais no Paraná”, explica a oficial.

Experiência

Integrante da Câmara Técnica de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do CBMPR, a capitã Luisiana tem papel estratégico na elaboração de campanhas preventivas e no monitoramento de ocorrências em todo o Estado. Sua atuação vem sendo reconhecida pela capacidade técnica e pela liderança em iniciativas de conscientização e educação ambiental.

A capacitação internacional consolida o Paraná como um dos estados mais avançados do país no enfrentamento aos incêndios florestais, reforçando o compromisso do Corpo de Bombeiros com a inovação, o conhecimento técnico e a proteção da vida e do meio ambiente.