Paraná Smart Plaza

Capital lança novo programa de integração da Grande Curitiba

Na Smart City, prefeito Eduardo Pimentel lança programa Curitiba Mais Integrada

Redação Bem Paraná com SMCS
programa curitiba integrada

Na Smart City, prefeito Eduardo Pimentel lança programa Curitiba Mais Integrada (Foto: Ricardo Marajó/SECOM)

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, apresentou um protocolo de intenções que beneficia toda a Região Metropolitana de Curitiba, que integra 29 municípios e uma população de 3,6 milhões de pessoas. É o programa Curitiba Mais Integrada. Este foi um dos destaques desta tarde (25/3) no Smart Plaza.

Estavam presentes, além de Eduardo Pimentel, o secretário para o Desenvolvimento da RMC, Thiago Bonagura, e representantes dos municípios vizinhos.

O Curitiba Mais Integrada consolida uma relação ainda mais direta com os municípios metropolitanos para tratar a integração de maneira inteligente, com foco no desenvolvimento regional. O documento contempla a realização de consultas sobre as principais demandas de cada um, apresentação do mapa da Prefeitura para oferecer e compartilhar serviços e experiências, apontamento de soluções integradas para combater os principais problemas, identificação das áreas de necessidade e interesse e oferecer cursos de capacitação por meio do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), aproveitamento do potencial turístico e cultural dos municípios vizinhos e inclusão da RMC em roteiros e programações, além de atividades culturais e esportivas.

“Todos sabem o carinho que eu tenho com a nossa região metropolitana. Nós somos uma cidade só”, disse o prefeito.

Para o secretário Thiago Bonagura, a iniciativa acelera o desenvolvimento integrado. “Buscamos fortalecer o papel da região metropolitana e promover o crescimento econômico e sustentável desta que é a segunda maior metrópole do país”, disse.

Prioridades
Fomentar o turismo, solucionar problemas de acesso entre a capital e cidades vizinhas e ampliar programas integrados em áreas como a saúde, educação, segurança, transporte coletivo, habitação e meio ambiente. Esses são os eixos principais do trabalho da Secretaria para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba ao longo deste ano.

Criada em 2021, a pasta articula o desenvolvimento integrado metropolitano e organiza o debate dos desafios comuns e de boas práticas, além de apresentar projetos e ações replicáveis entre as diversas cidades.

“O prefeito nos orientou a olhar a RMC de frente. As maiores metas a partir de agora são fomentar o turismo e avançar na construção de programas integrados na saúde, educação, segurança, transporte, habitação e meio ambiente”, destacou o secretário. Bonagura adiantou que entre os desafios mais imediatos estão a conclusão do contrato do Consórcio Intermunicipal de Manejo dos Resíduos Sólidos e a nova concessão de transporte coletivo da região.

Conquistas
Ao longo dos seus quatro anos de atuação, a Secretaria da RMC garantiu estímulo às cooperativas da agricultura familiar, com aumento dos percentuais de hortifrutigranjeiros de produtores metropolitanos na alimentação escolar de Curitiba e em programas sociais. Realizou ainda dezenas de ações do Programa de Extensão Universitária (ProEx), como o Parque Tecnológico da Lapa e um centro de recuperação de vida silvestre em Contenda e concluiu o Plano de Desenvolvimento Regional, em parceria com o programa Paraná Produtivo do Governo do Estado, assegurando recursos no plano plurianual para 186 ações estratégicas de incentivo à agricultura e ao turismo.

O Smart City Expo Curitiba 2025, organizado pelo iCities, hub de inovação com sede na capital, conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Paraná e a chancela da Fira Barcelona, um dos mais renomados organizadores de eventos do mundo.