Paraná Começa nesta terça

Carreta da Saúde da Mulher inicia atendimentos por São José dos Pinhais

Redação Bem Paraná
0cf saude

Carreta Saúde da Mulher (Franklin de Freitas)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná inicia nesta terça os atendimentos da Carreta Saúde da Mulher. A carreta foi apresentada nesta segunda-feira (15), em solenidade no Palácio Iguaçu, e é a mais completa unidade móvel de saúde da mulher do Brasil. A ação faz parte das atividades do Paraná Rosa 2025 e visa ampliar o acesso das mulheres a exames preventivos e diagnósticos, reforçando a importância da detecção precoce de doenças.

A carreta oferecerá cinco exames simultâneos (mamografia, ultrassonografia de mama, ultrassonografia transvaginal, ultrassonografia de tireoide e papanicolau) além de orientações de promoção da saúde e autocuidado. Os serviços serão operados pela empresa Flexmedical, especializada em unidades móveis de saúde, com uma equipe formada por nove profissionais, incluindo médicos clínico geral, ginecologista, radiologista, enfermeiros e técnicos de radiologia.

A carreta percorrerá 13 municípios, mas o atendimento abrangerá 48 cidades.

Em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, o atendimento beneficiará mulheres dos municípios de Almirante Tamandaré, Piraquara e Fazenda Rio Grande, que serão atendidas no local.

A iniciativa do Governo do Estado, via Secretaria da Saúde (Sesa), foi viabilizada por meio de uma parceria com a Volkswagen do Brasil, no âmbito do programa Paraná Competitivo, e prevê investimentos de R$ 10,8 milhões para a operação de uma unidade móvel que prestará exames médicos gratuitos a 18 mil mulheres de 48 municípios paranaenses até o fim deste ano.

O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 17h, mediante agendamento prévio, com capacidade para 248 atendimentos diários. A prioridade é para o atendimento de regiões de maior vulnerabilidade social, beneficiando mulheres de áreas rurais, comunidades tradicionais e localidades afastadas dos centros urbanos.

Estrutura

A estrutura da unidade móvel garante laudos rápidos e continuidade no atendimento em caso de alterações, com vínculo direto à rede do Sistema Único de Saúde (SUS). As pacientes recebem login e senha para acessar resultados online, enquanto as equipes municipais de saúde utilizam um sistema online para organizar o agendamento e acompanhamento.

A carreta passará por 13 municípios, permanecendo cerca de uma semana em cada um deles. A primeira a receber o serviço será São José dos Pinhais, entre 16 e 20 de setembro. Em cada localidade, a carreta atenderá mulheres previamente agendadas pelas secretarias municipais de saúde, abrangendo também municípios vizinhos, o que garantirá uma cobertura de 48 localidades.

Depois de São José dos Pinhais, a carreta passará por Cerro Azul (22 a 27 de setembro), Castro (29 de setembro a 4 de outubro), Conselheiro Mairinck (6 a 11 de outubro), Primeiro de Maio (13 a 18 de outubro), Colorado (20 a 25 de outubro), Santo Ântonio do Caiuá (27 de outubro a 1º de novembro), Mariluz (3 a 8 de novembro), Bela Vista da Caroba (10 a 15 de novembro), Nova Laranjeiras (17 a 22 de novembro), Palmas (24 a 29 de novembro), Lapa (1º a 6 de dezembro) e finalizando em Morretes (8 a 12 de dezembro).