00504153
Foto: Hully Paiva/SECOM

Usuários do transporte coletivo de Curitiba devem se programar para não ficarem sem saldo no cartão-transporte neste fim de semana. A Urbanização de Curitiba (Urbs) vai realizar uma migração no sistema de bilhetagem eletrônica a partir das 18h desta sexta-feira (11) até as 8h de domingo (13).

Durante o período, as recargas de créditos só poderão ser feitas nos terminais de ônibus da cidade. A medida afeta os cartões do tipo usuário, estudante e avulso.

O que muda para o passageiro?

A principal mudança é que não será possível recarregar o cartão-transporte pela internet ou em pontos de venda fora dos terminais. Quem estiver sem saldo precisará antecipar a recarga ou comparecer a um terminal durante o fim de semana.

As catracas em ônibus, terminais e estações-tubo funcionarão normalmente. Importante lembrar que o dinheiro só é aceito em estações-tubo e terminais, e não dentro dos ônibus.

Para as empresas que fornecem vale-transporte aos funcionários, nada muda. Essas recargas são feitas em dias úteis e em horário comercial, portanto a migração do sistema no fim de semana não interfere nas operações empresariais.

Por que a mudança está sendo feita?

A atualização atende a uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e visa tornar o sistema mais seguro e moderno. A nova versão do banco de dados traz melhorias na proteção contra fraudes, criptografia dos dados e mais eficiência na gestão da bilhetagem eletrônica.